sábado, fevereiro 21, 2015

Colecção RA: L7 - "Bricks Are Heavy" (1992) & Linda Martini - Olhos De Mongol (2006)

Fevereiro, para as emissões do Ruído Alternativo, está prestes a terminar. Como já começa a ser habitual, olhamos para dois discos que marcam a história do rock e preparamo-nos para os dissecar e ouvir na íntegra. Colecção RA: para ouvir neste Domingo, dia 22 de Fevereiro, com os discos dos Bricks Are Heavy (1992) das L7 e Olhos De Mongol (2006) dos Linda Martini.


Elas foram as rainhas na década de 90 e, depois de 16 anos no activo, entre 1985 e 2001, as L7 viriam a terminar. Agora, 13 anos depois, estão de regresso. A banda de Donita Sparks, Suzi Gardner, Jennifer Finch e Demetra Plakas, que deixou um legado de seis discos que marcaram os anos dourados do grunge e dos movimentos de rock feministas, já anunciou datas para a Europa e prepara um novo documentário. Bricks Are Heavy (1992) é o disco onde de grupo de punk passam a banda de metal (com um pé sempre colocado no pântano grunge) e o trabalho que as colocou no mapa do sucesso. As razões deste mesmo sucesso e a história da maior banda de rock no feminino - atrevemo-nos a dizê-lo - para ouvir e compreender na primeira hora do Ruído Alternativo deste Domingo.



Numa altura em que os Linda Martini vêem reeditada parte da sua discografia, chega à Colecção RA o LP de estreia do grupo. Olhos De Mongol atingiu, em pouco tempo, o estatuto de clássico dos tempos modernos, com a sua com a sua portugalidade debitada em cima de um rock expansivo e por vezes barulhento. Vindos da cena hardcore lisboeta, os Linda Martini escolheram assim trilhar o seu próprio rumo fazendo o que lhes dá prazer, atingindo o estatuto de banda grande no panorama do rock nacional. Olhos De Mongol traz em si os temas que os tornaram conhecidos e que mais fazem vibrar o público nas suas intensas actuações ao vivo.  Disco que estará em análise na próxima emissão.


Sem comentários:

Enviar um comentário