sábado, dezembro 27, 2014

Antevisão/Destaques: Programa 217


Ruído Alternativo quer trazer de novo os discos à rádio e, para isso, no fim de mais um ano, volta à rubrica que vos dá a conhecer e a ouvir clássicos da história da música rock, álbuns excelentes para qualquer colecção. Mais uma emissão especial para ouvir amanhã à noite, a partir das 22h, na Tejo FM!

(1990) Ride - Nowhere

Primeira hora com especial atenção para a clássica estreia dos britânicos Ride, Nowhere. Numa época em que o shoegaze escalava alguns degraus e vinha à superfície do mainstream, os Ride colocaram nas lojas um disco que conquistou os fãs da música ruidosa e que deu mais uma grande ajuda para que o género onde também se escorriam melodias pop se tornasse numa das forças de expressão rock com mais fãs de corpo e alma. Nowhere alcança o honroso 11.º lugar na tabela britânica e seria uma das razões para uma escalada rápida ao sucesso por parte dos Ride, que na altura esgotavam concertos e que traziam para palco a sua alma - e não as excentricidades do rock vigente. Este é um dos fortes exemplos de como o underground e os nichos também têm um espaço para aparecer, uma face e uma forma de expressão; tudo isto numa época em que os Nirvana colocariam as atenções na música fora das rádios e dos programas de TV, trocando todas as regras do jogo da indústria musical. Nowhere: shoegaze de fino recorte com um forte pulsar psicadélico. Clássico.

Carlos Montês

Na segunda hora estará em destaque um dos maiores discos lançados pelos Pantera: Far Beyond Driven. Este disco chega a esta emissão como forma de assinalar os 10 anos sem o guitarrista Dimebag Darrell, assassinado em palco durante um concerto dos Damageplan em Columbus. Este disco veio provar que os texanos eram capazes de superar o nível de peso do seu antecessor Vulgar Display Of Power. Far Beyond Driven estreia no primeiro lugar da tabela de vendas de discos norte-americana, sendo o primeiro disco de metal extremo a fazê-lo. Colocou definitivamente os Pantera no trono do heavy-metal, em grande parte porque foram a única banda do género a ter sucesso comercial numa era em que este parecia caminhar para a autodestruição. Foi, no entanto, também o disco que começou a causar os hoje famosos problemas internos do grupo e 1994 pode ser considerado o ano do começo do fim dos Pantera. Fica o legado de Dimebag e companhia para o universo do heavy-metal, que se estende até aos dias de hoje, sublinhado por este álbum.
André Beda


(1994) Pantera - Far Beyond Driven
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder amanhã à noiteA partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para toda a região do Ribatejo, Grande Lisboa e Zona Oeste. Ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário