domingo, junho 17, 2012

Destaque: Programa 178

Em Outubro de 1988 era lançado para o mercado o terceiro disco dos nova-iorquinos Sonic Youth.
Quando passam perto de 24 anos do lançamento de Daydream Nation, um dos mais importantes da estética Noise Rock, o Ruído Alternativo revisita este trabalho e faz-lhe a devida homenagem.
Tendo como ponto de partida elevados níveis de distorção de guitarras, a base sonora do Noise Rock pode ser encontrada em bandas como MC5, The Velvet Underground e The Stooges - grupos que acrescentavam elementos de jazz e minimalismo ao seu som.
Seria abusivo falar do Noise como uma cena regional, tal a diversidade da naturalidade das bandas - destaca-se Nova-Iorque com Sonic Youth e Helmet. Mas é legitimo falar em figuras: Thurston Moore (Sonic Youth), Steve Albini (Big Black e Shellac), David Yow (Scratch Acid e The Jesus Lizard) ou Page Hamilton (Helmet). O Noise Rock iria transformar-se numa das grandes bases para géneros como o shoegaze, o grunge, o post-hardcore, o post-rock, o industrial, o grindcore ou o math rock.
Com Daydream Nation os Sonic Youth descobriam a escada para o mainstream e para o sucesso, que seria recompensado logo a seguir. A banda afigurou-se como um - senão o maior - símbolo do rock alternativo da história do rock 'n' roll. 30 anos de uma carreira aplaudida por toda a comunidade alternativa e indie com o merecido sucesso e respeito pela crítica e imprensa especializada. Ajudando - tal como os Nirvana com Nevermind - a estreitar e a trazer o underground para o mainstream.
Destacado:
  • "'Cross The Breeze";
  • "Rain King";
  • "Providence Feat. Mike Watt";
  • "Candle";

Sem comentários:

Enviar um comentário