domingo, maio 06, 2012

Destaque: Programa 172

A 2 de Abril de 1980 era lançado o primeiro disco de originais dos Dead Kennedys, de São Francisco (E.U.A.).

Quando passam 32 anos sobre o lançamento deste disco, um dos mais importantes do género Hardcore (HC), o Ruído Alternativo revisita e homenageia este trabalho.
 

Quando em 1977 se dá a explosão do punk britânico, com nomes de proa como Sex Pistols ou The Clash, o mundo é invadido pelas cristas, pelas letras corrosivas e pelos alfinetes de dama. A América não foge à 'moda' e apresenta Ramones como uma das bandas em resposta. No entanto, será o hardcore (punk) a sua grande marca para este género musical.

Se no início a aceleração no punk já era algo notório, nos EUA decidem por o pé ainda mais fundo no pedal. O mote era fazer ainda mais rápido o que já fora feito e a "segunda onda do punk" estava pronta para surgir: canções ainda mais curtas, letras de protesto político e social, e muita agressividade. Nomes como Black Flag, Bad Brains [esta, em especial, porque mostravam que o reggae ou o hip hop não estavam tão longe do punk quanto se imaginava; e porque mostrava que os negros tinham uma palavra a dizer no hardcore] ou Dead Kennedys tornaram este género na nova etapa do punk que permitiu o surgimento de outros géneros como: metalcore, grunge, thrash, emo ou post-harcore.

Os Dead Kennedys transformaram-se num dos expoentes máximos deste género que em '80 lançavam a sua explosiva estreia. Banda referenciada ainda hoje como uma das mais fortes influências para a música actual, os DKs tornariam-se na maior do género com o icónico Jello Briafa a leme na primeira encarnação da banda (de 1978 a 1986). O grupo foi dos primeiros a ser reconhecido mundialmente e a ter sucesso igual na altura, com uma nova linguagem, o hardcore. Temas como "Kill The Poor", "California Übber Alles" ou "Holiday In Cambodia" transformaram, ainda, Fresh Fruit For Rotting Vegetables num dos discos mais importantes de sempre da história do rock.

Destacado:
  • "Viva Las Vegas";
  • "Chemical Warfare":
  • "Kill The Poor":
  • "California Übber Alles";

Sem comentários:

Enviar um comentário