terça-feira, abril 06, 2010

A Análise: Heaven & Hell - "The Devil You Know"

Super-grupo. Nunca a expressão fez transpirar tanto os rockeiros do mundo inteiro como agora, não ficasse 2009 marcado pelas estreias dos Them Croocked Vultures e dos Heaven & Hell. The Devil You Know é o registo de estreia da banda que com estes mesmo elementos já se chamou Black Sabbath no passado.
A história deste grupo começa no momento em que Ozzy Osbourne é despedido dos Black Sabbath. O seu substituto seria Ronnie James Dio, um talentoso vocalista acabado de chegar dos Rainbow do ex-Deep Purple Richie Blackmore. Um ano após a entrada de Dio, o baterista Vinnie Appice junta-se aos Black Sabbath, em 1981, e essa seria a peça que faltava para a formação do Heaven & Hell. A questão é óbvia: se se juntaram em 1981 como Black Sabbath, por que raio quase 30 anos depois se juntam de novo e gravam um disco. Simplesmente Tony Iommi e companhia tiveram uma vida demasiado preenchida a tentar salvar os Sabbath da extinção após a saída de Ronnie.
A verdade é que depois de alguns concertos a tocar músicas da Era Dio dos Black Sabbath, Tony Iommi, Ronnie James Dio, Vinny Appice e Geezer Butler lançaram o seu disco de estreia como Heaven & Hell no ano passado. Mais uma vez a questão impõe-se: valeu a pena estes velhotes terem-se juntado para fazer uns trocos ao fim de tantos anos? A resposta tem de ser: se fosse para fazer dinheiro nesta altura os Sabbath estariam em digressão com Ozzy Osbourne. A verdade é que não estão, embora seja esse o sonho de muitos rockeiros pelo mundo fora.
Temos que dar o devido mérito aos Heaven & Hell: tirando Appice que tem 50 anos, todos os elementos da banda são sexagenários: Dio com 67, Iommi com 62 e Butler com 60. Apesar de estar à porta dos 70, nem um cancro conseguiu parar o antigo vocalista dos Rainbow, que certamente conseguirá impressionar quem ouça The Devil You Know pela primeira vez. Arrisco até a dizer que Iommi gravou neste disco alguns dos riffs mais pesados de toda a sua carreira. Músicas como o single "Bibble Black", "Fear", "Double The Pain", "Eating The Cannibals" e "Follow The Tears" fazem deste disco uma autêntica pérola na história do heavy metal mais tradicional.
A verdade é esta: o título de super-grupo assenta que nem uma luva aos Heaven & Hell. Se estes discos têm tendência para nos desiludir, com The Devil You Know aconteceu precisamente o contrário: apanhou todos de surpresa. Dio provou que é um vocalista sem fim à vista, Iommi e Butler provaram que ainda não estavam mortos para a música, embora tivessem de sair dos Sabbath (que já só acordam quando Ozzy está em cima do palco com eles) para o fazer e Appice provou que poderia tocar bateria em qualquer banda. Venha o próximo.
André Beda

1 comentário: