domingo, setembro 13, 2009

Destaque: Arctic Monkeys - "Humbug" & Clutch - "Strange Cousins From The West"

2009 marca o regresso dos Arctic Monkeys aos álbuns.
Depois de Whatever People Say I Am, That's What I'm Not (2006) e de Favourite Worst Nightmare (2007), a banda de Sheffield (Inglaterra) volta aos discos com Humbug, um trabalho "mais negro" e de "barba rija" comparando com os antecessores.
As letras cuidadas do vocalista e guitarrista Alex Turner continuam a marcar forte presença neste trabalho mas as sonoridades mais escuras e pesadas, "pré-evidenciadas" em Favourite Worst Nightmare, tornam-se aqui mais explícitas, muito pelo trabalho instrumental e de produção da maior contratação deste álbum: Josh Homme, líder dos Queens Of The Stone Age e parte integrante dos Eagles Of Death Metal.
Na produção deste trabalho está também James Ford, reconhecido pelos trabalhos com os The Last Shadow Puppets, Klaxons ou com os Test Icicles; Alison Mosshart, líder e guitarrista dos The Kills, participa também numa das músicas deste álbum.
Destacado:
  • "Fire And The Thud Feat. Alison Mosshart";
  • "Pretty Visitors";
  • "My Propeller";
  • "Potion Approaching";

---

Os Clutch lançaram o seu novíssimo álbum no passado mês de Julho. Strange Cousins From The West é assim o nono registo de originais da banda.

Apesar das vendas dos álbuns nunca ter coincidido com o culto em torno da banda, há muito que os Clutch se assumem como uma das mais interessantes propostas da sonoridade stoner-rock vindas do outro lado do Atlântico. Uma das imagens de marca da banda são as letras engraçadas, irónicas e sarcásticas com muitas referências à história, mitologia, religião e cultura popular [o que faz com que muitas pessoas não levem a sério a música dos Clutch].
Produzido pelo também músico J. Robbins [produtor e engenheiro de som com muito sucesso no circuito underground norte-americano] Strange Cousins From The West mostra uns Clutch que, cada vez mais, vão beber ao blues-rock - clara influência do projecto paralelo de todos os membros dos Clutch: The Bakerton Group, uma banda que também lançou álbum este ano, a contar com a participação especial de Per Wiberg dos Opeth.
Destacado:
  • "Motherless Child";
  • "Freakonomics";
  • "Struck Down";
  • "Minotaur";

Sem comentários:

Enviar um comentário