quarta-feira, outubro 01, 2008

Comentários/Respostas: Setembro de 2008 por Carlos Montês

Playlist: Programa 1 (6 de Setembro de 2008) [08-09-2008]

"Eu ouvi e fiz propaganda :) MUITO BOM o programa de rádio :)

Abraço"

por Renato [7 de Setembro de 2008 - 21:33]

Resposta do Ruído Alternativo:

Obrigado por teres ouvido e por teres feito propaganda. Continua a ouvir!

Playlist: Programa 1 (6 de Setembro de 2008) [08-09-2008]

"boas!

com muita pena minha não pude ouvir o primeiro programa... mas o que vejo pela playlist é que foi excelente!

parece que vão disponibilizar as emissões do programa em podcast... fico então a espera. ;)

Paty L."

por Paty L. [8 de Setembro de 2008 - 22:16]

Resposta do Ruído Alternativo:

Tu que já és a nossa fã desde a criação deste programa deverias ter ouvido de início [risos]. Vamos tentar colocar o mais rapidamente possível o podcast aqui no blog [já está muito perto!], no entanto vai ouvindo o programa na rádio! Obrigado.

Destaque: Scars On Broadway - "Scars On Broadway" [13-09-2008]

"Desta vez ouvi... ouvi e divulguei ao máximo! parabéns aos dois pelo programa, esta muito, mas muito bom mesmo! :)

Quanto aos Scars On Broadway gostei das musicas, assim como do destaque especial que foi dado ao álbum!

Parabéns e continuem! ;)

Paty L."

por Paty L. [14 de Setembro de 2008 - 21:28]

Resposta do Ruído Alternativo:

Finalmente! Obrigado pela propaganda e continua!

Playlist: Programa 3 (20 de Setembro de 2008) [21-09-2008]

"Existe um exagero, de certo modo compreensivel pois pelo que sei, um de vós é fanático por metallica, mas acho que querendo dar a conhecer, e não sendo um estilo por todos apreciado, que por caso até nem é o meu caso, mas penso que deveria ser revisto visto que podem ser apenas 4 em 26 musicas, mas sente-se.

Quanto a passarem os ditos clássicos, acho que até poderiam ser mais alguns. Boa sorte e bom programa"

por Anónimo [21 de Setembro de 2008 - 22:18]

Resposta do Ruído Alternativo:

O que 'tás a querer dizer é que deveriamos dar a conhecer mais músicas do último dos Metallica, ou muito pelo contrário? Porquê?

Quanto aos clássicos estamos a tentar criar no programa uma linha, ou seja um protótipo, em que visa prender os ouvintes pelo menos durante 2horas (duração de um programa [Sábado e repetição de Domingo]) - já para não falar de os tentar fidelizar e fazer com oiçam outras emissões. E nesse protótipo estão estabelecidas algumas exigências por nós, como são: uma fatia de música portuguesa (normalmente 6 [3 cada hora]), 2 singles novos (avanço de álbuns que estão para sair, ou singles com poucos meses de edição), 2 clássicos, um destaque com 4 músicas d'um álbum (normalmente acabado de sair ou deste ano) e o resto normalmente são músicas já conhecidas pelo público alvo (década de '80/'90 e '00), algumas sugestões de ouvintes, novas bandas de Portugal e ainda algumas músicas por descobrir que não tenham sido singles.

Se calhar um dia mudamos este protótipo por nossa vontade, sendo mesmo alternativos e passamos música que nem se quer foi single chegando a um dos significados do nome do programa ["Alternativo"], pois "Alternativo" é o conceito do programa, não o que passamos - porque é alternativo nas rádios nacionais toda música que passamos; ou por uma razão externa - através do público, das opiniões do nosso grupo de amigos e dos que giram à volta desse grupo que oiçam o programa.

Tudo indica que, em princípio, não teremos censura por parte da Rádio Cartaxo que nos dá liberdade de escolha, criação e estruturação, apesar de nos valer, por parte da direção e os outros órgãos pertencentes à rádio, a sua experiência adquirida em décadas de emissão, nesta e noutras rádios. Nós somos dois amadores com [um com e outro com quase] 18 anos que entraram neste mundo há coisa de um mês.

Ou seja, com isto tudo quero dizer que apostar na ideia de mais clássicos ainda não é algo 'considerável' por nós, enquanto autores do programa, pelas seguintes razões: a selecção de músicas clássicas a passar é restrita, os meios para obtê-las são 'difíceis' e o programa quer-se um pouco mais actual do que revivalista apesar de recordármos grandes musicas de há 20 anos atrás mas ainda não consideramos clássicos.

Mesmo assim, quando idealizámos o projecto tivémos o cuidado de colocar clássicos (que consideramos do ano de '85 para baixo), que têm o intuito de mostrar aos ouvintes que sabemos que o que foi criado outrora influencia, e muito, o que ouvimos hoje e também temos o objectivo de 'cultivar' cultura musical nos nossos ouvintes, passando dois clássicos que achamos ser suficientes para o público que nos ouve.

Talvez, mais à frente, apareça uma oportunidade para apostarmos mais em clássicos, mas não está nos nossos planos por enquanto.

Obrigado e continua a ouvir!

Playlist: Programa 4 (27 de Setembro de 2008) [28-09-2008]

"Ora bem.. acho a vossa playlist 5 estrelas!! minhas bandas favoritas tao aí todas!! musicas fantasticas.. epa tive um momento de exagero ao dizer k esse programa devia ser a tempo inteiro.. epa finalmente um bom programa de radio.. simplesmente fantastico.. vou ouvir sempre k poder.. e divulgar o mais k conseguir.. =D

CONTINUEM!

[um parte: e mais vozes femininas? ;)]

* * *"

por MaryJohnSM [28 de Setembro de 2008 - 19:23]

Resposta do Ruído Alternativo:

Quanto ao teu comentário, só temos que te agradecer pela ferverosa admiração que mostras pelo programa e que vamos tentar fazer tudo sempre da melhor maneira.

Obrigado pelos elogios e pelo trabalho de divulgação. Quanto ás vozes femininas estamos a tentar trabalhar para que apareçam mais. Guano Apes já passou neste programa e foi colocado nesta playlist com esse objectivo, vamos tentar colocar mais algumas bandas com vozes femininas que encaixem no tipo de programa, o que é um pouco difícil mas não impossível.

Continua a ouvir e mais uma vez: obrigado.

Playlist: Programa 4 (27 de Setembro de 2008) [28-09-2008]

"4... 4 programas e eu ainda so ouvi um! -.-'

sábado a noite é de facto um horário difícil...e sim, eu sei que o programa repete ao domingo, mas umas vezes por estupidez (há dias troquei o horário :s), outras por esquecimento, não tenho conseguído ouvir o vosso programa... com muita pena minha!acho que ouvi falar em podcast e tal... vejam la isso... era a minha maneira de me redimir... lol

apesar disto tudo, parabéns mais uma vez pela excelente playlist! :)

cumprimentos,

Paty L."

por Paty L. [29 de Setembro de 2008 - 22:38]

Resposta do Ruído Alternativo:

Olá, mais uma vez.

Sabemos que Sábado à noite é um horário difícil para o público alvo do programa, afinal quem não sai à noite?... [desabafo] Mas por isso é que foi criada a alternativa: repetição aos Domingos à tarde que permite a todos ouvirem-nos sem ocupar o Sábado à noite.

Quanto ao teu esquecimento sobre a repetição neste momento só vemos uma solução. Nós utilizamos uma estratégia de divulgação, para além do blog, que se torna numa espécie de 'newsletter' para o pessoal saber horários, informações importantes e um resumo do mais importante que irá acontecer no programa para fazer com que não se esqueçam de ouvir num dos dois dias em que estamos no ar - e muitos até aproveitam para 'passar a mensagem' e divulgá-la a pessoas que possam não ter acesso a esta informação. Esses suportes passam por um artigo semanal no fórum da "Blitz" [que podes ver na pesquisa por «Ruído Alternativo» no site], site que suporta a revista "Blitz" - a maior revista musical de Portugal; pelo envio de mails, também eles semanais, para todos os nossos contactos electrónicos e, a divulgação, ainda passa por um envio de uma mensagem a todos (ou quase todos) os nossos contactos telefónicos, semanalmente. Com isto te digo para veres ali em baixo no blog os nossos contactos e adicionares nos teus para receberes estas nossas 'newsletters' para não te esqueceres.

Talvez com este teu comentário possamos abrir aqui na barra lateral direita do blog as informações para receberem as 'newletters', por isso o nosso OBRIGADO ao teu comentário.

Quanto ao podcast, sim nós sabemos que estamos atrasados...

É que para podermos disponibilizar os podcasts dos programas, o novo site da Rádio Cartaxo tem que estar on-line, coisa que ainda não aconteceu. Segundo a direcção [e isto não é uma citação nossa] "está para breve o novo site, semana, semana e meia...". Eles andam a reconstruir a página do seu website e anda demorado. Mas logo que possamos disponibilizar avisamos no programa e aqui no blog.

O que podemos dizer quanto a isto é que aguardes.

Mais uma vez obrigado e não te esqueças de ouvir o programa!

Cumprimentos.

Pessoal continuem a comentar aqui no blog! Digam, de vossa justiça, o que acham do programa. Responderemos a todos os comentários da melhor forma.

No dia 1 de Novembro voltaremos com todos os comentários de Outubro. Até lá vão ouvindo o programa e deêm uma saltada aqui ao blog, nem que seja para tirar a ferrugem aos dedos.

Ruído Alternativo o teu novo programa rock!

1 comentário:

  1. Bom antes e mais queria dar-vos os parabéns pela iniciativa.

    Depois gostava de comentar as playlists que têm feito relativamente ao Metal. Até agora, pelo que tenho visto, apenas têm contemplado bandas de metal minimamente conhecidas e têm-se fixado no que qualquer um tem ideia que é o metal, que não se resume a guturais dos Moonspell nem a guitarras poderosas dos Metallica. Dado ao facto de se chamar ruído alternativo penso que deveriam contempltar, também, as fusões do metal, passando pelo power metal, gothic metal, doom, progressive metal, etc.
    Em baixo deixo o nome de algumas bandas de cada subgenero do Heavy Metal que mencionei e musicas que poderiam ser passadas no vosso programa.

    Power Metal:
    - Nightwish:
    - She Is My Sin (no album Wishmaster)
    - Wanderlust (também no Wishmaster)
    - Wishmaster (Wishmaster)
    - Crowless (Wishmaster)
    - Dead To The World (Century Child)
    - Ever Dream (Century Child)
    - Slaying The Dreamer (Century Child)
    - The Phantom Of The Opera (Century Child)
    - Dark Chest Of Wonders (Once)
    - Wish I Had An Angel (Once)
    - Nemo (Once)
    - Planet Hell (Once)
    - The Siren (Once)
    - Romanticide (Once)
    - After Forever:
    - Transitory (After Forever)
    - Energize Me (After Forever)
    - muitas outras (8 albúns, músicas deles não faltam)
    - Amberian Dawn:
    - River Of Tuoni (River Of Tuoni)
    - Valkyries (River Of Tuoni)
    - Apocalyptica (eu sei que não são power metal mas não sei onde colocá-los):
    - Refuse/Resist (Inquision Symphony)
    - MB (Inquision Symphony)
    - Betrayal (Apocalyptica)
    - Path (Cult)
    - I´m Not Jesus (Worlds Collide)
    - Last Hope (Worlds Collide)
    - I Don´t Care (Worlds Collide)
    - Avantasia:
    - Twisted Mind (The Scarecrow)
    - The Scarecrow (The Scarecrow)
    - Shelter From The Rain (The Scarecrow)
    - Devil In The Belfry (The Scarecrow)
    - Epica:
    - Sensorium (The Phantom Agony)
    - Cry For The Moon (The Phantom Agony)
    - Never Enough (The Divine Conspiracy)
    - Stream Of Passion:
    - Out In The Real World (Embrance The Storm)
    - Therion:
    - The Blood Of Kingu (Sirius B)
    - Son Of The Sun (Sirius B)
    - muitas outras (banda de power metal mais antiga, existem desde 1991 com 11 albún, por isso desta banda músicas nunca faltam)
    - Within Temptation:
    - Ice Queen (Mother Earth)
    - Running Up That Hill (Running Up That Hill)
    - Stand My Ground (The Silent Force)
    - Angels (The Silent Force)
    - Memories (The Silent Force)
    - What Have You Done (The Heart Of Everything)
    - Our Solemn Hour (The Heart Of Everything)
    - All I Need (The Heart Of Everything)
    - Forgiven (The Heart Of Everything)
    - Xandria:
    - Now And Forever (India)
    - Ravenheart (Ravenheart)
    - Operatika:
    - Dreamworld (Dreamworld, é uma demo)
    - Gladiator (Dreamworld)

    Gothic Metal
    - Tristania:
    - Libre (Ashes)
    - muitas outras (a banda tem 7 albúns)
    - Sirenia:
    - The Last Call (Nine Destinies And A Downfall)
    - The Other Side (Nine Destinies And A Downfall)
    - muitas mesmo (a banda já tem 4 albúns e até ao último utilizavam imenso gutural é só escolherem)

    Doom Metal
    - HIM:
    - Join Me In Death (Razorblade Romance)
    - não conheço muito dos HIM, aliás não conheço muito de Doom
    - Candlemass:
    - não me perguntem que não faço a minima mas sei que esta banda é boa, LOL

    Existem outras bandas na área do metal que também possuem sonoridades bastante audiveis, como: The Gathering (Saturnine, é um exemplo de uma boa música
    Também têm a opção do simpels rock gótico e passar Evanescence, entre outros. De Evanescence, relembrar músicas do velho mas excelente Fallen não era mau de todo mas também passar algo do novo The Open Door, apesar de já sair um bocado da área do rock gótico.
    Penso que se passassem essas bandas já contemplavam um pouco mais do conceito de Heavy Metal.

    Obrigado :D
    E boa sorte com o projecto

    ResponderEliminar