Morreu David Thomas, fundador e líder dos Pere Ubu. O músico norte-americano tinha 71 anos e faleceu na sequência de doença prolongada, ontem, dia 23 de Abril.
David Thomas formou os Pere Ubu em 1975, tendo lançado o primeiro disco do grupo três anos depois, Modern Dance. Até 1982, ano da separação da banda, os Pere Ubu lançaram cinco álbuns de estúdio. Com a sua separação, David dedicou-se-se à sua carreira a solo - algo que foi mantendo em paralelo com a carreira dos Pere Ubu, que haveriam de regressar em 1987.
Em nome próprio assinou vários discos, mas sempre acompanhado com diferentes grupos: os Pedestrians, His Legs, Wooden Birds, Foreigners, Two Pale Boys ou com P.O. Jørgens - com trabalhos lançados entre 1981 e 2017. Passou ainda pelos Unknown Instructors e deixou um lastro para lá do rock alternativo e do post-punk, com a exploração de géneros como o rock experimental, desaguando no art, a chamada música concreta e improvisada e a música avant-garde. É tido muitas vezes como um dos pioneiros da exploração sónica.
Destaque ainda para os Rocket From The Tombs, banda de garage rock e proto-punk que teve apenas um ano de vida, nascida ainda antes dos Pere Ubu. Estes reuniram-se mais tarde, entre 2003 e 2017, gravando nesse período o seus três álbuns de estúdio.
Desde 1987 (quando os Pere Ubu voltaram ao activo), que David Thomas era o membro mais constante da formação, tendo em 2023 lançado o seu último disco em vida, Trouble On Big Beat Street, o 18.º disco dos norte-americanos.
Os Pere Ubu estavam actualmente a gravar um novo álbum e o grupo anunciou que vai continuar a misturar o disco para que "a sua música possa ficar disponível para todos". David terá deixado ainda indicações para que as gravações dos concertos continuem a ser disponibilizadas no Bandcamp dos Pere Ubu, que também se vão encarregar de terminar a autobiografia do músico que está quase pronta.
Sem comentários:
Enviar um comentário