Morreu Renato Júnior, ex-integrante dos UHF, vítima de doença súbita. O músico e produtor faleceu esta terça-feira, 4 de Fevereiro, aos 59 anos.
Renato Júnior foi músico profissional desde os 16 anos, participando no 1.º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez Vouz com os Kan Kan Klan. O destaque na sua carreira vai para a passagem pelos UHF. Este foi convidado a integrar a formação de Almada em 1987, militando na banda até 1996. Durante este período no grupo fundado por António Manuel Ribeiro, deixou mais de uma dezena de trabalhos, tendo sido pianista, saxofonista e guitarrista.
Este ainda deixou alguns registos discográficos com bandas de curta duração; a saber: os Santaluzia (um grupo de pop rock que tem origem nos Barbarella, nos quais também fez parte, e que tinha elementos dos Rádio Macau, Heróis Do Mar, UHF, Roxigénio e Casino Twist); os Odisseia Latina (banda de pop latino); e os Ópera Nova (grupo de pop electrónica).
O lisboeta esteve ainda na gravação/produção de discos com Susana Félix, João Pedro Pais e Simone de Oliveira. Já em 2019 lançou um disco em nome próprio, Uma Mulher Não Chora, com participações vocais de Ana Bacalhau, Rita Redshoes, Kátia Guerreiro, Simone de Oliveira, entre outras.
Foi ainda compositor e produtor de discos de diversas áreas como: a televisão, o teatro, o cinema e a publicidade. Dirigiu musicalmente os espectáculos "Sexta-Feira 13" (o musical dos Xutos & Pontapés); compôs a banda sonora oficial do Euro 2004; apresentou espectáculos dedicados aos filmes "007"; e compôs a música para um disco de homenagem a Natália Correia e outro a Ary dos Santos - entre muitos outros acontecimentos. Renato Júnior foi ainda jornalista durante 10 anos, passando pela Rádio Renascença e pela RFM.
Sem comentários:
Enviar um comentário