«Faltam cinco minutos para as 23 horas; o Paulo de Carvalho com o Eurofestival de '74, "E Depois Do Adeus".»
- Foi precisamente há 50 anos, a esta hora (22h55) e neste dia (24 de Abril), que a rádio, através dos Emissores Associados de Lisboa, teve um papel importantíssimo, divulgando assim a primeira senha para o 25 de Abril; para as tropas se prepararem e estarem a postos;
- A segunda senha, que teve como objectivo a luz verde para avançarem com o golpe, acontece já na Rádio Renascença, às 00h20 do dia 25 de Abril de 1974, com "Grândola, Vila Morena" de José Afonso (Zeca Afonso)...
E será "entre" estas duas senhas de Abril que trazemos esta quinta-feira (25 de Abril de 2024) uma emissão especial dedicada às músicas deste tempo: Cravos E Amplificadores - Abril Eléctrico (50 Anos 25 de Abril)!
Esta semana, e excepcionalmente, o podcast do Carlos Montês ficou disponível esta quarta-feira para que esta quinta-feira (Feriado e Dia da Liberdade em Portugal) desse lugar a esta Emissão Especial! 50 anos da Revolução dos Cravos são uma data redonda que por aqui não podíamos deixar passar em claro.
O pré e o pós-25 de Abril esteve umbilicalmente ligado à música, com as senhas que ficaram na nossa memória pela mão de Paulo de Carvalho e Zeca Afonso, mas não só! Nessa época de convulsões sociais em Portugal, os cantautores e músicos de intervenção dominaram a cena musical do país e trouxeram-nos temas com forte teor político e revolucionário, mas também educativo, que marcaram um país que se finalmente podia pôr a par do que se passava lá fora e terminar com as amarras da censura.
Só alguns anos mais tarde é que o país começou a afinar o diapasão com do que se fazia lá fora, com o rock a entrar para o mainstream e na cultura pop, e com isto também vieram as versões de temas icónicos dessa altura, da chamada música de intervenção, com Abril sempre na memória, a homenagem e a eterna luta!
Investigámos a fundo, e trazemos esta quinta-feira uma emissão com versões rock de temas dessa época e desse espírito; trazemos as músicas desses autores, umas com pendor político e outras sem mas da época! E a Carvalho e a Zeca juntamos José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto.
Um Abril Eléctrico que o Ruído Alternativo tem o enorme prazer de apresentar e honrar; afinal não estaríamos aqui com toda a liberdade para fazer o que fazemos sem esses heróis de Abril, os Capitães e todos aqueles que contribuíram (também com a sua arte) para que tal fosse possível!
25 de Abril sempre!
Sem comentários:
Enviar um comentário