quinta-feira, junho 13, 2019

Emissão Especial: João Ribas (1965-2014)

A próxima emissão do Ruído Alternativo está totalmente reservada à vida e obra de João Ribas, com uma entrevista a Paulo Antunes (realizador do documentário Um Punk Chamado Ribas) a pontuar esta nossa homenagem ao maior símbolo do punk nacional.

João Ribas morreu no dia 23 de Março de 2014, numa altura em que ainda não fazíamos emissões deste tipo nesta casa, mas, finalmente, é chegado o momento de fazer a devida vénia à obra deste músico.


João Ribas nasceu a 6 de Maio de 1965, em Lisboa, tendo perdido o pai com apenas 13 anos. No entanto, a sua mãe viria a ter um papel fundamental na cena punk nacional, sendo carinhosamente apelidada de "avó do punk português". Tal título deve-se ao facto do quarto de João Ribas, na casa da sua mãe, em Alvalade, ter sido o berço de todos os projectos de Ribas e até de outras bandas de amigos.

Nessa famosa divisão, de um certo apartamento em Alvalade, os Ku De Judas deram os primeiros passos em 1982, sendo uma banda do então ainda jovem punk rock português. Rodaram bastante em palco e construíram boa reputação, mas chegaram ao fim em 1988, sem que tenham registado qualquer música em estúdio (embora tenham entrado numa compilação com música ao vivo gravada no Rock Rendez-Vous, em 1985).

Nesse mesmo ano nasciam os Censurados, quarteto composto por Ribas, Samuel Palitos, Frederico Valssassina e Orlando Cohen, que gravaram três discos de estúdio e romperam pelo mainstream nacional com força. O fim chegou em 1994, depois de inúmeros concertos, aparições na televisão e de construírem uma base de fãs que destroçaram com a notícia do fim. Ainda assim, houve espaço para uma tournée de reunião, em 1999, e mais algumas reuniões parciais ao longo dos anos.

Em 1995, João Ribas fundou os Tara Perdida, banda que se manteve em actividade após a sua morte, e é o seu projecto mais reconhecido pelas gerações mais jovens. Contribuíram para esse facto seis álbuns sob a batuta de Ribas e uma série de canções que se tornaram hinos para uma geração. Pelo meio, o músico ainda esteve na banda de tributo aos Ramones - Kamones - e na génese dos Osso Ruído, tendo ainda participado na obra de outros artistas, para além de ter criado um festival de promoção às novas bandas punk nacionais.

O fim chegou de forma algo inesperada, a 23 de Março de 2014, com João Ribas a sucumbir a uma infecção pulmonar, após 20 dias de internamento no hospital de Santa Maria. As homenagens estendem-se até aos dias de hoje, sejam sob a forma de documentário ou com o seu nome imortalizado num jardim lisboeta, em Alvalade, facto que demonstra o carinho que o público sentia por esta figura ímpar da música nacional.

O próximo Ruído Alternativo traz, finalmente, a merecida homenagem ao maior nome do punk rock nacional, numa emissão a não perder!

---

Ruído AlternativoDomingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário