segunda-feira, janeiro 29, 2018

Podcast: Programa 354 (28 de Janeiro de 2018)

1ª parte:



2ª parte:



[Notas dos autores do Ruído Alternativo:
  • Por motivos autorais e que nos são alheios, o Mixcloud não permitiu o upload da segunda parte deste programa. Para solucionar este problema, socorremo-nos da conta do Soundcloud do Ruído que serve para casos excepcionais como este - e para que todos possam acompanhar os nossos podcasts sem quaisquer impedimentos.
  • A playslist desta segunda parte encontra-se na descrição do podcast, basta clicar no título deste player do Soundcloud. E lá, têm também acesso ao link directo para o podcast da primeira parte desta emissão, no Mixcloud - e vice-versa.
  •  As nossas desculpas por este transtorno.]

sábado, janeiro 27, 2018

Antevisão/Destaques: Programa 354

O Ruído Alternativo está de volta às emissões de Colecção RA amanhã, com um programa que trás mais dois discos para ouvir e conhecer melhor por razões bem distintas. Na primeira parte assinalamos e lamentamos o desaparecimento de Dolores O'Riordan, líder dos Cranberries, com o segundo álbum da banda, No Need To Argue. Já a segunda parte trás melhores notícias e nela celebramos o concerto de Ozzy Osbourne no próximo mês de Julho em Lisboa, com a sua estreia a solo, Blizzard Of Ozz.

Uma emissão com bons motivos para ficarem ligados à Tejo FM.

1ª parte:

(1994) The Cranberries - No Need To Argue

Nasceram na Irlanda, em 1989, pelas mãos dos irmãos Noel e Mike Hogan, aos quais se viria a juntar Fergal Lawler. Durante menos de um ano, tiveram Niall Quinn na voz e após um anúncio que procurava por uma vocalista surge Dolores O'Riordan. Esta faz 'o trabalho de casa' e é contratada após trazer uma versão embrionária do tema "Linger". Despertaram a atenção de uma editora local, que fez a sua música chegar às grandes editoras do Reino Unido, e é a Island Records que os assina. Lançam o seu álbum de estreia em 1993, Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?, e apesar do burburinho em redor dos seus concertos, não alcançam os resultados desejados. Até que a MTV entra em cena, repara neles depois de abrirem os concertos da tour dos Suede e o tabuleiro muda: com videoclips em alta rotação na televisão dedicada à música a estreia sobe aos tops. E, aproveitando este sucesso, atiram-se para o segundo de originais, lançado logo em 1994. É No Need To Argue que sai para as lojas e os resultados ultrapassam a estreia: múltiplas platinas por todo o mundo, quatro singles extraídos (com respectivos vídeos) e concertos a pontapés. Os Cranberries eram um dos tentáculos do rock alternativo de então e marcam a década de 1990 com hinos que se entranham nas cordas vocais dos adolescentes. Vão da folk à tradicional pop e ainda tocam no grunge com o clássico "Zombie" - tema que não deixa esquecer as duas crianças vítimas mortais dos atentados bombistas do IRA de 1993, em Inglaterra. Um tema que os coloca num universo mais pesado e com mais distorção, presente num álbum de originais onde o grupo revela a sua identidade sonora, mais dura e negra, mas também eficaz. Assinaram um capítulo da história da música alternativa da última década do século XX e 24 anos depois, apesar de, sejamos honestos, não terem a relevância doutros tempos, fomos todos apanhados desprevenidos. Morreu Dolores O'Riordan, aos 46 anos, o rosto de uma banda onde cantava, tocava e ainda escrevia todas as letras. Foi cedo de mais, mas a música, essa, fica por cá para todos nós.

CM

2ª parte:

(1980) Ozzy Osbourne - Blizzard Of Ozz

Antes de mais as informações úteis: Ozzy Osbourne faz passar a sua longa tour de despedida dos palcos pela Altice Arena (em Lisboa) no próximo dia 2 de Julho. É bom lembrar que o guitarrista Zakk Wylde está de volta à banda do príncipe das trevas e que a primeira parte está a cargo dos não menos históricos Judas Priest. Posto isto, falemos sobre Blizzard Of Ozz, aquele que acabou por ser o disco de estreia a solo do músico. Depois de ser despedido dos Black Sabbath, Osbourne passou grande parte dos anos de 1979 e 1980 à procura de músicos para formar uma nova banda. Com a sua futura esposa e empresária Sharon a seu lado, teve a sorte de encontrar um baixista que para além de tocar também compunha e escrevia letras, Bob Daisley, e um guitarrista que depois de apenas dois álbuns com Ozzy se tornaria numa das maiores lendas do rock, Randy Rhoads. Este trio compôs a maior parte do disco de estreia numa sala de ensaios na Escócia e, quando chegou o momento de gravar Blizzard Of Ozz, a formação completou-se com Lee Kerslake na bateria e Don Airey nas teclas. Lançado em Setembro de 1980, Blizzard Of Ozz tornou-se num estrondoso sucesso nos Estados Unidos e lançou as bases para uma carreira duradoura e sempre bem gerida por Ozzy e Sharon - como a criação do Ozzfest nos anos 90 comprova. "Crazy Train" ou "Mr Crowley" são temas que resistiram à erosão da passagem do tempo e que cimentam o estatuto de clássico do rock que este álbum atingiu. 

AB

Ruído Alternativo: Domingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

quinta-feira, janeiro 25, 2018

Colecção RA: The Cranberries - "No Need To Argue" (1994) & Ozzy Osbourne - "Blizzard Of Ozz" (1980)

E como quem não quer a coisa (expressão que diz tudo e nada diz), Janeiro de 2018 está a chegar ao fim. E com este chegaram, infelizmente, mais notícias tristes... falamos, naturalmente, da morte de vários músicos, dos mais diversos quadrantes, alguns de forma inesperada, como é o caso da vocalista dos The Cranberries.

O Ruído Alternativo não escapa a essa notícia e, em memória da cantora, traz para a edição deste mês da rubrica Colecção RA aquele que é o maior disco da banda irlandesa.

A juntar, e porque nem só de coisas más vive esta rubrica, trazemos o príncipe das trevas que parece estar cá para durar. Ozzy Osbourne toca na época festivaleira em Portugal, em nome próprio, motivo para recordarmos a sua estreia a solo.

Em baixo, detalhamos um pouco mais sobres as razões que levam estes dois discos a entrarem na Colecção RA.

1ª parte:

15 de Janeiro de 2018, Dolores O'Riordan está em Londres (Inglaterra) para mais uma pequena sessão de gravações e, a meio da tarde, é lançada a notícia sem que ninguém esperasse: morreu a vocalista dos Cranberries, num hotel londrino. Aos 46 anos, subitamente, desaparece o rosto da banda irlandesa - uma banda que marcou a década de 1990 e a adolescência de toda uma geração. Foi nesses anos que o grupo se afirmou e que trouxe hinos para esse lato universo que é rock alternativo. "Dreams", "Linguer", "Ode To My Family" ou a gigante "Zombie" são alguns dos clássicos que marcam uma época, que muito beneficiaram da exposição que a MTV, e todos desta banda da Irlanda. Quanto a Dolores, durante o hiato dos Cranberries apostou numa carreira a solo, com dois discos editados, e esteve ainda ao lado de um ex-Smiths, Andy Rourke, nos D.A.R.K., que lançaram um disco em 2016. Com os seus eternos Cranberries deixa seis discos de originais e a saudade dos grandes anos '90.

CM

The Cranberries

2ª parte:

É verdade: Ozzy Osbourne prepara-se para a despedida dos palcos e a sua última digressão passa em Julho pelo nosso país. No entanto, não há motivos para alarme: esta digressão que começa em Maio só termina em 2020 e o músico até admite fazer mais concertos, embora as grandes digressões tenham mesmo com os dias contados. Na sequência desta visita a Portugal, chega à Colecção RA o disco de estreia a solo do príncipe das trevas, Blizzard Of Ozz de 1980, fruto de uma época em que Osbourne pensava que a sua carreira tinha acabado. Despedido dos Black Sabbath pela porta pequena e depois de levar uma série de "nãos" do guitarrista Gary Moore, ele e a sua futura esposa e empresária, Sharon, montaram uma das mais longínquas carreiras em nome próprio do mundo do rock com um disco que fez Ozzy Osbourne conquistar os Estados Unidos. Um trabalho para ouvir e conhecer ao longo da próxima emissão do Ruído Alternativo.

AB

Ozzy Osbourne

Ruído Alternativo: Domingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

sábado, janeiro 20, 2018

Antevisão/Destaques: Programa 353

Já tudo foi dito por aqui sobre o programa de amanhã à noite do Ruído Alternativo; resumindo: 15 discos de 2017 que Carlos Montês destaca, para a primeira hora, mais 15 discos de 2017 que André Beda destaca, para a segunda.

No fundo, mais 30 álbuns do ano que passou que merecem uma nova escuta, a juntar aos 30 que entraram nos nossos tops do ano.

1ª parte:

Sheer Mag | King Gizzard & The Lizard Wizard
Metz | Slowdive

2ª parte:
 
All Them Witches | Mutoid Man
Me And That Man | Mastodon


Ruído Alternativo: Domingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

quinta-feira, janeiro 18, 2018

Emissão Especial: Review 2017 II

Conhecidos que estão os top nacionais e internacionais de melhores discos de 2017 para o Ruído Alternativo, com um programa que foi para o ar no último Domingo, esta semana partimos para a habitual segunda parte de dois programas dedicados aos melhores do ano passado!

Assim sendo, temos mais 30 discos internacionais que marcaram 2017 para vos propor e que merecem uma nova audição. Carlos Montês vai trazer mais 15 álbuns que se destacaram no ano que passou, para a primeira parte, e André Beda outros 15, para a segunda parte do programa deste Domingo, 21 de Janeiro, na Tejo FM.

Não chegaram ao top, mas estiveram bem perto!

Emissão Especial: Review 2017 II, Ruído Alternativo: Domingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

sábado, janeiro 13, 2018

Antevisão/Destaques: Programa 352

As contagens dos 15 melhores álbuns nacionais e dos 15 melhores álbuns internacionais do universo rock e metal de 2017 para o Ruído Alternativo acontecem este Domingo na Tejo FM!

1ª parte:

Pega Monstro | Lâmina
[---] | Her Name Was Fire

2ª parte:

Converge | Courtney Barnett And Kurt Vile
[---] | The War On Drugs

Ruído Alternativo: Domingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

quinta-feira, janeiro 11, 2018

quarta-feira, janeiro 10, 2018

Review: Top 15 Melhores Álbuns Internacionais De 2017

1 Converge - The Dusk In Us

 2 Courtney Barnett And Kurt Vile - Lotta Sea Lice

 3 The War On Drugs - A Deeper Understanding

4 Power Trip - Nightmare Logic

 5 The Black Angels - Death Song

 6 Chelsea Wolfe - Hiss Spun

 7 Cigarettes After Sex - Cigarettes After Sex

 8 Elder - Reflections Of A Floating World

 9 King Gizzard And The Lizard Wizard - Flying Microtonal Banana

 10 Royal Thunder - Wick
 
 11 Pallbearer - Heartless

12 Code Orange - Forever

 13 Godflesh - Post Self

14 Foxygen - Hang

15 Father John Misty - Pure Comedy

---

Em breve vai para o ar o programa com a música dos melhores álbuns nacionais e internacionais de 2017 para o Ruído Alternativo. Mais informação dentro de dias.

terça-feira, janeiro 09, 2018

Review: Top 15 Melhores Álbuns Nacionais De 2017

 1 Pega Monstro - Casa De Cima

 2 Lâmina - Lilith

 3 Her Name Was Fire - Road Antics

 4 800 Gondomar - Linhas De Baixo

 5 Process Of Guilt - Black Earth

 6 Stone Dead - Good Boys

 7 Greengo - Dabstep

 8 Moonspell - 1755

 9 Earth Drive- Stellar Drone

 10 Terror Empire - Obscurity Rising

 11 Putas Bêbadas - Orgulho De Ex-Buds

 12 Mazgani - The Poet's Death

 13 The Quartet Of Woah! - The Quartet Of Woah!

 14 10 000 Russos - Distress Distress

15 The Zanibar Aliens - Space Pigeon

---

Em breve vai para o ar o programa com a música dos melhores álbuns nacionais e internacionais de 2017 para o Ruído Alternativo. Mais informação dentro de dias.

quinta-feira, janeiro 04, 2018

Informação: Recomeço Da Temporada

2018 vai ficar marcado pelos 10 anos do Ruído Alternativo, mas as emissões só regressam na segunda semana de Janeiro na Tejo FM.

Fiquem atentos às nossas redes sociais e aqui ao blog que avisaremos quando vai ser o nosso regresso.

Até lá, estamos a tratar dos balanços de 2017, com os álbuns que marcaram o universo rock e metal e a já habitual review do ano que passou!

 
Boas Audições!
A equipa,
ruido-alternativo@hotmail.com
André Beda e Carlos Montês