Chegados ao final de Fevereiro, é altura do Ruído Alternativo fazer voltar ao éter a rubrica Colecção RA, como é apanágio desta casa. Dois discos para ouvir do primeiro ao último segundo nesta emissão: na primeira parte comemoramos os 40 anos de Marquee Moon dos Television e na segunda hora assinalamos o regresso dos Slayer a Portugal, no dia 5 de Junho, com a escuta de Seasons In The Abyss.
(1977) Television - Marquee Moon
40 anos são uma vida e a estreia dos Television comemora este ano essa data redonda. Infelizmente, a grande maioria do público consumidor de música deixou-os ao esquecimento mas a crítica e as bandas que nasceram ao longo destas quatro décadas nunca deixaram de prestar a devida homenagem e de fazer uma vénia ao grupo ainda no activo. Formaram-se em 1973 em Nova Iorque e logo no início que mexeram com a cena que fervia nas ruas desta cidade norte-americana. A procura por novas linguagens que fossem contra o psicadelismo e o prog vigentes, cada vez mais virtuosos, foi o que fez nascer esta cena que conseguiu apelar e mover as massas, com especial atenção aos jovens que se sentiam cada vez mais alheados dessa realidade tecnicista e da própria realidade em si. Os Television apareceram sem ruído e com uma nova estética que, sublinhe-se, apareceu demasiado ceda na história da música [o que seria deles se tivesse lançado o disco em 1979/80?]. Comercialmente só tiveram resultados no lado europeu mas nem isso serviu de consolo para uma banda que terminou ao fim de dois discos, logo em 1978. Marquee Moon foi o primeiro a sair e é um dos objectos que mais contribuiu para a música independente e alternativa que surgiria nas décadas seguintes, desde o post-punk à new wave, até ao difícil-de-catalogar indie rock que hoje em dia ouvimos a cada esquina. Peça essencial para a compreensão da história da cultura pop, Marquee Moon é obra de Tom Verlaine, o senhor responsável por uma estética e por um culto. Agora somos nós quem faz a vénia.
CM
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Em 1990 o thrash metal vivia o seu pico de popularidade, embora a passagem de testemunho para o grunge estivesse perto de acontecer. Os Slayer lançam nesse ano aquele que será um dos discos mais fortes da sua carreira, Seasons In The Abyss, sendo este o aprimorar de um som que vinha evoluindo desde 1983, demonstrando uma nova abordagem lírica. Logo aos primeiros discos, os Slayer tinham mostrado que não tinham nascido para ser convencionais: o disco de estreia, Show No Mercy (1983), é considerado por muitos como um rascunho do que viria a ser o death metal, enquanto podemos sentir a influência de Hell Awaits (1985) em muita da música extrema de hoje e Reign In Blood (1986) antecipou-se ao movimento crossover thrash ao aproximar-se do punk hardcore. Seasons In The Abyss não é um game changer como os exemplos acima referidos, mas antes o aprimorar do som dos Slayer em constante evolução. É nele que pela primeira vez fazem crítica social ao traçar um retrato negro da América daquela época, onde a corrupção e crueldade espreitavam a cada esquina. O disco fecha com chave de ouro a sequência dos primeiros cinco LPs dos Slayer, trazendo ainda a banda à MTV com os dois primeiros videoclips da sua carreira, para "War Ensemble" e "Seasons In The Abyss". Os ritmos implacáveis do thrash estavam finalmente em todo o lado...
AB
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