sexta-feira, dezembro 07, 2018

Informação: Notas Alternativas


Sete anos após o último bloco de notícias que demos neste blog, voltamos à carga!

Mas, calma. Vamos por partes.

Desde o final de 2015 que temos vindo a dar algumas notícias relacionadas com o universo rock e metal nas nossas redes sociais Facebook e Twitter. Começámos com os ataques terroristas ocorridos em Novembro desse ano, em Paris, que, entre outros locais, também vitimaram o público que assistia a um concerto dos Eagles Of Death Metal, no Bataclan. A importância e o poder dessa notícia era tal que simplesmente não conseguimos escapar à sua força e acabámos também por dá-la nos nossos canais.

Por isso, e desde essa altura, decidimos divulgar somente nas redes sociais algumas das mais importantes notícias que foram surgindo. Esta foi a forma mais simples que encontrámos para completar os programas semanais do Ruído na rádio, uma vez que deixou de existir espaço (e tempo) para um bloco puro e duro de notícias com 5/10 minutos de duração, que, por sua vez, "roubavam" (e "roubam") espaço à muita nova música que queremos divulgar.

No entanto, como os seguidores do nosso Facebook e Twitter já devem ter notado, não temos preenchido os nossos feeds com notícias a cada minuto, como outros sites de notícias sobre música. Sempre que surgiu um post, essa notícia sobrepunha-se às de mais, como os lançamentos diários e outras novidades sobre música. Ou seja, os temas noticiados giravam (e giram), normalmente, à volta destes acontecimentos: morte de músicos; bandas/projectos/músicos que terminam/deixam de tocar; reuniões/regressos de bandas; e o anúncio de concertos de bandas internacionais em Portugal - para além da habitual divulgação do trabalho dos parceiros do Ruído Alternativo.

Por fim, este regresso.

Posto isto, a equipa do Ruído Alternativo decidiu transpor, simplesmente, essas mesmas notícias que vamos divulgando no Facebook e no Twitter para este blog - noticiando apenas o tipo de acontecimentos referidos em cima.

Numa época em que somos "bombardeados" com informação a todo o minuto nos nossos feeds, queremos apenas deixar nas Notas Alternativas, e consequentemente neste blog, o registo dos grandes acontecimentos do universo rock e metal. Afinal, se noticiarmos algo numa determinada hora, em pouco tempo essa novidade se desvanece e é esquecida nas plataformas sociais.

E não!, não vamos noticiar lançamentos de nova música (ou outros assuntos) fora do contexto dos acontecimentos já referidos. Infelizmente não temos o tempo nem a disponibilidade para voltar a noticiar diariamente sobre todas as bandas e projectos (dentro e fora de Portugal) que seguimos - como entre Agosto de 2010 e Dezembro de 2011 em que criámos 1800 artigos no blog, só nesse período, cada um com mais do que uma notícia/nota!

Aqui, no blog, nas Notas Alternativas, ficaremos somente por aqueles que consideramos ser os "grandes acontecimentos" que servem de complemento à música e às novidades que já divulgamos nos programas semanais (de actualidade, especiais e em Colecção RA).

Entretanto, esta etiqueta (Notas Alternativas) já regressou, com a notícia da estreia (em concerto) dos Guided By Voices em Portugal - que podem consultar aqui.

Assim nos despedimos. Contamos convosco, mais uma vez, este Domingo à noite, na Tejo FM. Fiquem atentos ao nosso blog e à nossa presença nas redes sociais.

Boas audições!

A equipa,
Ruído Alternativo
ruido-alternativo@hotmail.com 
André Beda & Carlos Montês

Sem comentários:

Enviar um comentário