sábado, outubro 29, 2016

Colecção RA: Bob Dylan - "Highway 61 Revisited" (1965) & Moonspell - "Irreligious" (1996)

Como  estamos na última semana de Outubro, é chegada a hora de mais uma edição da rubrica Colecção RA no Ruído Alternativo. Em audição, o novo prémio Nobel da literatura Bob Dylan, com Highway 61 Revisited (1965), e ainda o LP que fez explodir a carreira dos Moonspell e que comemora este ano o vigésimo aniversário, Irreligious (1996). Aqui levantamos o véu sobre a escolha destes discos.

---

Apanhou desprevenido meio mundo, mas parece que nas últimas 24 horas as dúvidas ficaram desfeitas. Bob Dylan aceitou o Nobel da Literatura 2016 depois de, como referiu, ter ficado sem palavras para manifestar a gratidão e honra que é receber este prémio. Não queremos tecer comentários sobre se é merecido ou não, apenas aproveitamos este momento para recordar um dos muitos discos que o norte-americano lançou e que o catapultou definitivamante para o universo rock e para o estrelato mundial. Falamos de Highway 61 Revisited de 1965 que com "Like A Rolling Stone" e mais oito canções pôs Dylan no caminho do sucesso e da imortalidade. E quer queiram quer não, temos aqui um grande escritor de canções.

CM

Bob Dylan

---

Se hoje os Moonspell são um nome forte da comunidade europeia de metal e conhecidos um pouco por todo o mundo, bem o podem agradecer a Irreligious. Ao ouvir o disco 20 anos depois, percebe-se bem o apelo do mesmo: a atmosfera nele impressa é meio caminho andado para agradar a um fã de bom goth metal. A mudança de som ajudou a banda, mas não se pense que este é um disco de cedências - os Moonspell conseguiram ter sucesso fora de portas assumindo a sua identidade e nacionalidade. As referências à cultura nacional continuam bem patentes, citando o poeta de excelência cá do burgo, Fernando Pessoa, e tendo diversos refrões e outras secções de muitas músicas cantadas em bom português. Assim se começou a escrever a história da banda de guitarras mais internacional de Portugal...

AB

Moonspell

Ruído Alternativo: Domingo, 22h na Tejo FM.

Sem comentários:

Enviar um comentário