domingo, maio 31, 2015

Colecção RA: The Rolling Stones - "Sticky Fingers" (1971) & Joy Division - "Unknown Pleasures" (1979)

Chegados que estamos ao último Domingo do mês, o Ruído Alternativo fecha Maio com mais dois discos essenciais em qualquer colecção de rock. Colecção RA, este Domingo, dia 31 de Maio, com os discos Sticky Fingers (1971) dos The Rolling Stones e Unknown Pleasures (1985) dos Joy Division.


---

Quase tudo já foi dito e escrito sobre eles, afinal estamos no ano em que comemoram 53 anos de carreira! - é obra meus senhores! Eles são os dinossauros do rock e a maior banda de rock 'n' roll no activo que continua a fazer digressões [esta semana começaram uma nova tour na América do Norte] e a arrastar multidões que esperam sempre por aquele que poderá ser o último concerto dos Rolling Stones. A verdade é que o "feios do rock" teimam em acabar, e, embora não haja novo disco de originais há 10 dez anos, todo o seu legado e discografia editada basta para a sua sobrevivência e para alcançar esse estatuto de grandes da música mundial. E é sempre bom sublinhar que os Rolling Stones nasceram em 1962 e que resistiram no meio de todas as bandas nascidas na mesma altura. Sticky Fingers é um dos discos que melhor representa até onde chegou o melhor do rock dos Stones, lançado na época dourada do grupo, e que foi reeditado esta semana com os habituais extras e inéditos para descobrir nos mais diversos formatos lançados. O Ruído Alternativo não esquece um dos maiores discos do grupo de Londres para ouvir na íntegra hoje à noite.




Começaram com Warsaw e eram altamente influenciados pelo movimento punk vigente, mas acabaram por deixar a sua marca na cultura pop do século XX como Joy Division e com um som muito próprio. Em 1979 gravaram o seu disco de estreia, com Martin Hannett no posto de produtor, ele que acabaria por deixar a sua marca no produto final (acrescentando, suavizando e endurecendo certos sons) e que foi considerado o criador do som da banda de Manchester. Sem o saber, Ian Curtis, Peter Hook, Bernard Summer e Stephen Morris criaram uma peça de arte que viria a influenciar, dando o tiro de partida do que se convencionou chamar post-punk. Num mês em que se assinalam 35 anos sobre a morte de Ian Curtis, Unknown Pleasures, vai passar em revista na próxima emissão do Ruído Alternativo, na qual aproveitamos para celebrar a música e o legado dos Joy Division.



Sem comentários:

Enviar um comentário