sábado, janeiro 24, 2015

Antevisão/Destaques: Programa 221


Depois de uma série de emissões especiais, terminamos Janeiro com mais uma emissão onde os discos são elevados a obras-primas e se perfilam como obrigatórios para toda uma colecção rock! O Ruído Alternativo em mais uma emissão especial para ouvir amanhã à noite, a partir das 22h, na Tejo FM!

(1995) Mad Season - Above

A primeira parte do programa está reservada para a estreia - e único disco - do supergrupo Mad Season. Layne Staley (Alice In Chains), Mike McCready (Pearl Jam), Barrett Martin (Screaming Trees) e John Baker Saunders são as estrelas deste grupo ao qual se junta ainda Mark Lanegan (Screaming Trees), que embora não faça parte da formação original, é o convidado de primeira linha do projecto com uma forte presença na música do grupo. Above é a segunda prova de avaliação daquilo que uma reunião de estrelas de um determinado estilo (entenda-se grunge) e espaço geográfico (entenda-se Seattle) conseguem criar, depois do bem sucedido Temple Of The Dog (o disco homónimo da banda com o mesmo nome de 1991). Este é um disco que tenta escapar à fórmula consagrada de fuzz + feedback do início da década de 90, e que aponta baterias para o blues rock e para o jazz, piscando o olho ao prog e com uma forte componente de improviso. O resultado é maior do que a soma das partes (entenda-se Alice In Chains + Pearl Jam, que são as mais preponderantes), encontrando-se aqui um novo caminho e um olhar fresco para o grunge que pautava à época. Um disco onde se arrisca e onde o negro veste o fato de gala. 
Carlos Montês

Na segunda parte vamos dissecar o quarto álbum dos Led Zeppelin, o intitulado que ficou para a história como Led Zeppelin IV. Tal aconteceu como resposta de Jimmy Page às más críticas da imprensa, que consideravam o sucesso dos Zep como hype e não devido ao talento dos envolvidos. Sendo assim, o álbum saiu sem nome, sem identificar a banda ou os seus membros, nascendo assim toda uma série de teorias à volta dos símbolos criados para substituir o nome dos integrantes. Teorias são também o que não faltam acerca das músicas nele incluídas, desde logo as supostas mensagens satânicas de "Stairway To Heaven", as referências a Joni Mitchell (a suspeita paixão de tanto Jimmy Page como Robert Plant) ou a inclusão de referências a obras de Tolkien, como "O Senhor Dos Anéis" ou "O Hobbit". Gravado na sua maior parte num ambiente descontraído (uma remota mansão equipada com o estúdio dos Rolling Stones), as suas sessões criaram três músicas em excesso, que viriam a ter lugar no duplo Physical Graffitti. O seu legado é para lá de indiscutível, dada a quantidade de músicas que se tornaram hinos, para além da óbvia "Stairway To Heaven" temas como "Black Dog", "Rock And Roll" e "When The Levee Breaks". Podemos até chegar ao ponto de dizer que toda a música rock posterior a este disco, e até alguma não rock, foi influenciada pelos Led Zeppelin, que ganharam estatuto de deuses com este Led Zeppelin IV.

André Beda

(1971) Led Zeppelin - Led Zeppelin IV
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder amanhã à noiteA partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para toda a região do Ribatejo, Grande Lisboa e Zona Oeste. Ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário