sábado, outubro 25, 2014

Antevisão/Destaques: Programa 208


O Ruído Alternativo traz de novo à rádio e aos ouvintes dois discos - tesouros musicais e obras de arte para (re)descobrir. Uma emissão especial para ouvir amanhã à noite, a partir das 22h, na Tejo FM!

(1978) José Cid - 10.000 Anos Depois Entre Vénus E Marte

Começamos a primeira hora de Ruído Alternativo com a maior e mais conhecida obra no estrangeiro de José Cid, 10.000 Anos Depois Entre Vénus E Marte de 1978. Um álbum conceptual, que relata uma história de ficção científica idealizada pelo músico, considerado um dos melhores do rock progressivo mundial de sempre. Com pouca receptividade na altura da sua edição, a dois anos do 'boom do rock português' e já desfasado no tempo (se tivermos em atenção que já tinha passado o auge do género que consagrou nomes como Pink Floyd, Genesis  ou King Crimson), 10.000 Anos... só é reconhecido como uma das melhores obras do prog em meados dos anos 90 - primeiro no estrangeiro e depois dentro de portas. A Internet traz consigo uma maior força a esta obra "escondida" de Cid e atrás de si um novo fenómeno por descobrir: o lado negro do músico da Chamusca que é este ano celebrado ao vivo. Numa hora prometemos ouvir o disco, discuti-lo, falar do prog e do rock pré-"Chico Fininho" em Portugal e da carreira de Cid no rock e no psicadelismo/progressivo. Tudo numa viagem pelo espaço, algures entre Vénus e Marte. 

Carlos Montês

Para a segunda hora está reservado o segundo disco dos Black Sabbath, lançado em 1970, apenas sete meses depois da estreia homónima. Este trabalho e esta banda são unanimemente considerados os pais do heavy-metal, ao trazerem para a música popular uma linguagem mais sombria que o comum. No Ruído Alternativo vamos ainda mais longe e afirmamos, por convicção, que poucas bandas foram mais importantes do que os Sabbath no desenvolvimento dessa linguagem que é o rock. Tudo isto apesar da mágoa da banda por nunca ter tido boa imprensa nem airplay nas rádios nesta fase particular da sua carreira. Paranoid é também uma demonstração do incrível letrista que é Geezer Butler, capaz de escrever letras sobre temas obscuros, como as drogas e a magia negra, ou sobre o flagelo da Guerra do Vietname. Tudo isto num dos melhores trabalhos do quarteto formado por Tony Iommi, Geezer Butler, Ozzy Osbourne e Bill Ward.

André Beda

(1970) Black Sabbath - Paranoid
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder amanhã à noite. A partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para toda a região do Ribatejo, Grande Lisboa e Zona Oeste. Ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário