sexta-feira, maio 23, 2025

Obituário: DANIEL WILLIAMS (1985-2025), baterista e fundador dos The Devil Wears Prada


Morreu Daniel Williams, norte-americano fundador e ex-baterista dos The Devil Wears Prada. O músico tinha 39 anos e faleceu na sequência de uma queda de um pequeno avião, em San Diego, na madrugada de 22 de Maio, esta quinta-feira.

Neste acidente também faleceu Dave Saphiro, agente musical reputado e co-fundador da agência Sound Talent Group. Segundo investigações preliminares era o último quem pilotava a aeronave. O acidente levou ainda à destruição parcial de pelo de pelo menos 15 casas, com todas as pessoas a bordo a perderem a vida. Saphiro contribuiu para o crescimento de bandas como Sleeping With Sirens, Stick To Your Guns ou Parkway Drive.

Quanto a Daniel Williams esteve nos Devil Wears Prada de 2005 a 2016, tendo contribuído para todos os álbuns da banda até 2013, com 8:18. A sua abordagem à percussão foi decisiva para o som da banda de metalcore moderno.

Obituário: ADAM RAMEY (1993-2025), vocalista e fundador dos Dropout Kings


Morreu Adam Ramey, vocalista fundador dos Dropout Kings. O músico norte-americano tinha 31 anos (a cinco dias de fazer 32), naquilo que tudo indica ser suicídio. A sua morte aconteceu no dia 19 de Maio.

Os Dropout Kings são uma banda fundada em 2016, tendo sido antes conhecidos por Phoenix Down, e criaram um som amplamente descrito como rap metal, que junta elementos do nu metal, do rap e ainda do trap. Lançaram dois álbuns de estúdio, AudioDope (2018) e Riot Music (2023).

[Se tu (ou alguém que conheças) estiveres a enfrentar problemas de saúde mental, sofrimento emocional, problemas de consumo de substâncias ou simplesmente precisas de falar usa liga para 808 24 24 24 ou o 112 ou consulta www.sns24.gov.pt.]

sábado, maio 17, 2025

Podcast: Extra #10 - Stairway To Copy: As Canções "Roubadas" Pelos Led Zeppelin (17-05-2025)

Com o primeiro documentário oficial dos Led Zeppelin nos cinemas portugueses desde quinta-feira, 15 de Maio, proponho-me neste Extra a um desafio... um desafio polémico mas que também é uma grande homenagem!

Existe um lote de 25 canções da obra dos Led Zeppelin que são recorrentemente referidas como passíveis de plágio, ou pelo pelo menos tidas como uma forte inspiração para a música dos britànicos; e dessas 25 trago 10 para "análise". O The Guardian, por exemplo, é peremptório na sua observação: "Sim, os Led Zeppelin pegaram em músicas de outras pessoas - mas depois transformaram-nas"! E parece-nos que não há melhor descrição daquilo que foi uma pequena parte da carreira de uma das maiores bandas de sempre: sim, roubaram, mas tornaram essas músicas em algo muito maior!

Temos para vos contar, assim, algumas das histórias desses plágios e/ou fortes inspiraçóes dos Zeppelin, daquele lote de músicas que vão sempre assombrar o quarteto de "Stairway To Heaven"... E esta é também, e acima de tudo, uma bonita homenagem a muita música negra e a uma comunidade afro-americana que realmente fez nascer a música rock!



sexta-feira, maio 09, 2025

Obituário: DANIEL CÉSAR (1981-2025), teclista e fundador dos Gwydion


Morreu Daniel César, teclista fundador dos portugueses Gwydion. O músico faleceu na manhã desta quinta-feira, 8 de Maio, na sequência de um ataque cardíaco. Tinha 44 anos e deixa mulher e dois filhos.

Daniel César foi um dos fundadores dos Gwydion, em 1998, em Lisboa, um grupo com influências de música celta, medieval e escandinava, que se traduziam em folk metal.

No grupo e ao longo de 30 anos deixou cinco álbuns, sendo eles: Ŷnys Mön (2008), Horn Triskelion (2010), Veteran (2013), Thirteen (2018) e Gwydion (2020). O grupo teve um pequeno interregno, entre 2014 e 2016, sendo Daniel o único membro activo na formação desde a sua criação.

Em Março, os Gwydion anunciavam que em breve entrariam em estúdio para gravar o sexto e novo longa-duração.

Obituário: NATHAN JERDE (1975-2025), baterista dos The Ponys


Morreu Nathan Jerde, o baterista dos norte-americanos The Ponys. O músico de Chicago tinha 50 anos e faleceu no dia 5 de Maio, de causas desconhecidas.

Os Ponys foram formados em 2001, na altura um trio composto pelo vocalista e guitarrista Jered Gummere, a baixista Melissa Elias e o baterista Nathan Jerde, que na altura tocava nos Mushuganas. Transformaram-se em quarteto, pouco depois, com a entrada de Ian Adams para os teclados e segunda guitarra.

O álbum de estreia do grupo foi lançado em 2004, de nome Laced With Romance, ao qual se seguiu, em 2005, Celebration Castle, um disco produzido por Steve Albini. Dois anos depois, em 2007, lançaram o seu terceiro e último álbum de estúdio, Turn The Lights Out.

Em 2010, os The Ponys voltaram brevemente com a edição de um EP e para um único concerto na sua terra natal, em Chicago.

Nathan Jerde tocou ainda com os Mother Of Tears e Tyler Jon Tyler.

sábado, maio 03, 2025

Podcast: Extra #9 - David Thomas: Do Caos Punk À Exploração Sónica (03-05-2025)

David Thomas morreu no passado dia 23 de Abril, com 71 anos, vítima de doença prolongada. O eterno líder dos Pere Ubu desapareceu, mas todo o movimento underground fez-lhe a devida vénia, sem esquecer este pioneiro, este iconoclasta.

Os Pere Ubu nunca conheceram o sucesso ou os grandes palcos, mas a forma pioneira como entraram no post-punk e no art rock é surpreendemente avassaladora; afinal, foi numa altura em que nem ainda o punk tinha explodido em todo o seu esplendor e o post-punk ainda era uma miragem.

No centro estava um senhor, o norte-americano David Thomas que cedo mostrou uma tendência para explorar novos terrenos: antes dos Ubu tinha passado pelos proto-punk rockers Rocket From The Tombs (equiparados a Stooges e MC5), e em paralelo com a sua banda de sempre explorou a solo o rock experimental na sua miríade de vertentes (avant-garde, jazz, spoken word, música improvisada e concreta).

E é com este mapa que musical que apresentamos uma pequena homenagem à carreira deste importante músico, do punk ao experimentalismo!