segunda-feira, fevereiro 16, 2026

Obituário: TIM VERY (1983-2026), baterista dos Manchester Orchestra


Morreu Tim Very. O baterista dos norte-americanos Manchester Orchestra tinha 42 anos e morreu, ao que tudo indica, no dia 14 de Fevereiro, de causas ainda desconhecidas.

Tim Very entrou para os Manchester Orchestra em 2011, para substituir Jeremiah Edmond. O baterista acabou por se tornar no músico mais duradouro no lugar da percussão, tendo contribuído para os três últimos álbuns dos norte-americanos: Cope (2014), A Black Mile To The Surface (2017) e The Million Masks Of God (2021).

Very foi também músico de estúdio e produtor, tendo ainda gravado o segundo e último álbum dos Waking Ashland, The Well de 2007.

segunda-feira, fevereiro 09, 2026

Obituário: GREG BROWN (1969/70-2026), guitarrista e fundador dos Cake


Morreu Greg Brown. O guitarrista norte-americano, membro fundador dos Cake, tinha 76 anos e faleceu na sequência de uma doença breve.

Greg Brown foi um dos fundadores dos Cake tendo gravado os dois primeiros discos do grupo, Motorcade Of Generosity (1994) e Fashion Nugget (1996).

O músico saiu em 1998 dos Cake, tendo depois estado nos Deathray onde deixou dois álbuns e ainda nos Homie, projecto do vocalista dos Weezer, Rivers Cuomo.

Em 2011, Greg colaborou numa das faixas do álbum Showroom Of Compassion dos Cake e em 2013 lançou um EP em nome próprio.

sábado, fevereiro 07, 2026

Obituário: FRED SMITH (1948-2026), baixista dos Television


Morreu Fred Smith. O baixista dos norte-americanos Television tinha 77 anos e faleceu na sequência de uma doença que combatia há vários anos, no dia 5 de Fevereiro.

Fred Smith entrou para os Television dois anos depois da sua formação, em 1975, depois de ter passado pelo grupo que se tornaria nos Blondie, os Angel And The Snake - entrando para os Television para substituir Richard Hell. É Fred quem toca o baixo do influente e clássico Marquee Moon, álbum de 1977.

Depois do fim dos Television, em 1978, Fred tocou nos álbuns a solo de Tom Verlaine e Richard Lloyd, passou pelos Fleshtones, entre outros. Esteve presente ainda nas subsequentes reuniões dos Television, que passaram pelo festival Primavera Sound Porto, em 2014 para tocar o seu álbum de estreia, Marquee Moon (1977).

Obituário: CARLOS MANSO (19??-2026), vocalista e guitarrista dos Linha Geral


Morreu Carlos Manso. O músico português foi vocalista e guitarrista dos Linha Geral faleceu esta semana, notícia a Blitz.

Carlos Manso foi o líder dos Linha Geral, banda de culto do pós-punk português formada nos anos 80. O grupo foi muitas vezes olhado como herdeiro do cariz interventivo de nomes como Sérgio Godinho, José Afonso ou José Mário Branco, no que à música rock diz respeito,

Os lisboetas Linha Geral lançaram um único álbum, homónimo, em 1988, produzido Nuno Rebelo (dos Mler Ife Dada) e lançado pela editora Ama Romanta de João Peste (dos Pop Dell'Arte) - os dois músicos colaboraram neste disco. Este álbum foi reeditado em 2024, pela Phonograma.

Com o fim dos Linha Geral, Carlos Manso colaborou com os Balladium, dedicado à música eletrônica; e falava-se numa recente tentativa de ver os Linha Geral de volta ao activo.

Obituário: BRAD ARNOLD, vocalista dos 3 Doors Down (1978-2026)


Morreu Brad Arnold, vocalista dos 3 Doors Down, após uma batalha contra o cancro. Em Maio do ano passado, o músico anunciou a sua luta contra a doença com um vídeo nas redes sociais.

Arnold desaparece, assim, aos 47 anos, um músico sempre ligado aos 3 Doors Down. Com esta banda deixa 6 álbuns de estúdio editados, um caminho discográfico iniciado em 2000 ao som de singles como "Kryptonite" ou "Loser".

Podcast: Extra #25 - 2006 Foi Há Vinte Anos (07-02-2026)

Em 2026 decidimos colocar este Extra, que pode ou não fazer parte de uma série, onde faz sentido: no princípio do ano. Sim, voltamos a rebobinar a fita 20 anos e vamos até 2006 - um ano que, naturalmente, diz muito aos autores deste podcast mas, acreditamos, também à maioria das pessoas que o seguem. É nostalgia pura e dura, numa viagem a um ano com produção musical para todos os gostos: grandes álbuns de bandas que já eram gigantes em 2006 e muitos nomes que começavam a emergir e que, 20 anos depois, ainda fazem as delícias dos melómanos.


sexta-feira, fevereiro 06, 2026

Obituário: CHUCK NEGRON (1942-2026), vocalista dos Three Dog Night


Morreu Chuck Negron. O vocalista norte-americano dos Three Dog Night tinha 83 anos e faleceu após insuficiência cardíaca, no dia 2 de Fevereiro.

Chuck Negron é um dos fundadores dos norte-americanos Three Dog Night, em 1967, originalmente conhecidos por Redwood. Mudaram de nome e lançaram o seu álbum de estreia homónimo em 1968.

Os Three Dog Night acabariam por terminar em 1976, voltando de novo em 1981. No entanto, e devido à falta de sucesso, Negron saiu do grupo em 1985.

Quanto a Chuck acabou por desenvolver uma adição com a heroína, ainda na primeira vida dos Three Dog Night, chegando a ser preso por posse de cocaína. E depois de várias tentativas de reabilitação, o músico conseguiu superar a adição em 1991.

Chuck foi o vocalista mais famoso da banda, uma vez que eram três os vocalistas, assumindo as vozes principais nos seus maiores sucessos, tais como "One" ou "Joy To The World".

Os Three Dog Night foram uma das bandas de maior sucesso no final da década de 1960 e início de 1970, vendendo cerca de 60 milhões de cópias, com 10 álbuns de estúdio. Chuck Negron tem também carreira a solo com vários álbuns lançados.

sexta-feira, janeiro 23, 2026

Obituário: FRANCIS BUCHHOLZ (1954-2026), ex-baixista dos Scorpions


Morreu Francis Buchholz. O baixista alemão dos Scorpions tinha 71 anos e faleceu ontem, 22 de Janeiro, de causas ainda desconhecidas.

Francis Buchholz integrou os Scorpions em 1973, sendo o primeiro baixista a gravar com os alemães, estando na gravação dos primeiros 12 álbuns do grupo. Em 1992, o músico decidiu sair da banda na sequência do nascimento das suas filhas gémeas.

Manteve-se ligado à música, tendo até trabalhado como consultor, regressando aos palcos com os Temple Of Rock, ao lado de Michael Schenker, que também passou pelos Scorpions. Deixa ainda trabalhos com os Dreamtide e os Phantom 5.

Obituário: ROB HIRST (1955-2026), fundador e baterista dos Midnight Oil


Morreu Rob Hirst. O baterista australiano dos Midnight Oil tinha 70 anos e faleceu no dia 20 de Janeiro, na sequência de complicações de um cancro pancreático do qual padecia há três anos.

Rob Hirst começou por integrar os Schwampy Moose, um grupo da sua adolescência que tocava na sua maioria covers dos Beatles. Saídos da faculdade, os amigos mantiveram-se e mudaram o nome para Farm (num acrónimo para Fuckin All Right Mate). Em 1976, depois da entrada do vocalista Peter Garrett um ano antes, mudaram e consolidaram o seu nome em Midnight Oil.

Os Midnight Oil foram um dos maiores nomes saídos da Austrália que marcaram a década de 1980, com uma new wave contagiosa mas com bastante músicas políticas. "Beds Are Burning" é o mega-êxito para sempre colado ao grupo.

A partir da década de 1990, Rob Hirst começou a aventurar-se por outros projectos, nomeadamente: os Ghostwriters, Backsliders, Angry Tradesmen, The Break, entre outros.

Com os Midnight Oil, onde Rob esteve sempre nas diversas encarnações, deixou 13 álbuns de estúdio.

Obituário: KENNY MORRIS (1957-2026), ex-baterista dos Siouxsie And The Banshees


Morreu Kenny Morris. O inglês, ex-baterista dos Siouxsie And The Banshees, tinha 68 anos e faleceu a 15 de Janeiro, após curta doença.

Kenny Morris foi o primeiro baterista digno da posição nos Siouxsie And The Banshees, embora tecnicamente tenha sido Sid Vicious os primeiro. Kenny juntou-se aos britânicos em 1977, cinco meses depois de os ver ao vivo e depois de Sid Vicious ter seguido para os Sex Pistols.

O baterista foi um dos mais influentes na sua posição da cena post-punk avant-garde, tendo como primeira gravação com os Banshees as John Peel Sessions da rádio BBC. Esteve ainda na estreia The Scream (1978) e no segundo álbum Join Hands (1979), saindo do grupo em Setembro de 1979, no início da tour de promoção ao segundo disco, lançado nesse mês.

Depois de sair dos Banshees, Morris trabalhou com vários músicos ao vivo e em estúdio, tendo um perfil mais discreto no que diz respeito à música. Foi ainda professor de arte e geriu uma galeria de arte.

quarta-feira, janeiro 21, 2026

Review: Melhores Álbuns Internacionais De 2025

1 Geese - Getting Killed [Partisan Records / Play It Again Sam]

2 Agriculture - The Spiritual Sound [Flenser Records]

3 Turnstile - Never Enough [Roadrunner Records]

4 Dax Riggs - 7 Songs For Spiders [Bright Shadow]

5 Messa - The Spin [Metal Blade Records]

6 Wednesday - Bleeds [Dead Oceans]

7 Suede - Antidepressants [BMG]

8 Deftones - Private Music [Reprise Records]

9 Pulp - More. [Rough Trade]

10 Deafheaven - Lonely People With Power [Roadrunner Records]

11 Spiritbox - Tsunami Sea [Pale Chord]

12 Civic - Chrome Dipped [ATO Records]

13 Viagra Boys - Viagr Aboys [Shrimptech Enterprises]

14 YHWH Nailgun - 45 Pounds [AD 93]

15 Caroline - Caroline 2 [Rough Trade]

30 Menções Honrosas
(por ordem alfabética)

16 - Guides For The Misguided [Relapse Records]

Anna Von Hausswolff - Iconoclasts [Year0001]

Castle Rat - The Bestiary [King Volume / Blues Funeral Recordings]

Deadguy - Near-Death Travel Services [Relapse Records]

Destroyer - Dan's Boogie [Merge Records]

Die Spitz
- Something To Consume [Third Man Records]

Health - Conflict DLC [Loma Vista]

Heartworms - Glutton For Punishment [Speedy Underground / PIAS]

Ho99o9 - Tomorrow We Escape [Last Gang Records]

Kathryn Mohr - Waiting Room [Flenser Records]

Lambrini Girls - Who Let The Dogs Out [City Slang]

Malevolence - Where Only The Truth Is Spoken [Nuclear Blast Records]

Maria Somerville - Luster [4AD]

Marissa Nadler - New Radiations [Sacred Bones Records]

Maruja - Pain To Power [Music For Nations]

Militarie Gun - God Save The Gun [Loma Vista]

Orbit Culture - Death Above Life [Century Media]

Paradise Lost - Ascension [Nuclear Blast Records]

Pelican - Flickering Resonance [Run For Cover Records]

Perfume Genius - Glory [Matador]

Superheaven - Superheaven [Blue Grape Music]

Swans - Birthing [Young God Records]

Testament - Para Bellum [Nuclear Blast Records]

The Callous Daoboys - I Don't Want To See You In Heaven [MNRK Heavy]

The Last Dinner Party - From The Pyre [Island Records]

The Sharp Pins - Radio DDR [K / Perennial]

Titanic - HAGEN [Unheard Of Hope]

Water From Your Eyes - It's A Beautiful Place [Matador]

Wet Leg - Moisturizer [Domino]

Witchcraft - Idag [Heavy Psych Sounds]