sábado, julho 26, 2025

Emissões Especiais: 2025 - Revisão da Matéria

Foi em 2024, no ano passado, que inaugurámos estas Emissões Especiais e tencionamos mantê-las todos os anos como forma de fechar a temporada (sempre em Julho).

O Ruído Alternativo está fechado, como sempre, para férias durante o mês de Agosto e aproveitamos os últimos programas da temporada (mais ou menos alinhadas com o meio do ano) para o momento ideal de revisão da matéria dada - no que a novos álbuns de estúdio diz respeito.

Seguimos o diapasão do que a imprensa musical faz, cá dentro e lá fora, e trazemos assim um balanço com alguns dos mais importantes álbuns lançados nos primeiros meses do ano. 

Sendo assim, nos próximos dois podcasts olhamos para os primeiros sete meses do ano e regressamos a 30 álbuns (15 para cada um dos autores do Ruído - sem esquecer a produção nacional) do universo rock e metal que nos marcaram e que foram lançados neste período - sem qualquer tipo de compromisso em relação às contas do final do ano!

Uma Revisão da Matéria dada, com lições na próxima terça-feira e na próxima quinta-feira (29 e 31 de Julho, respectivamente)!

Boas audições!

A equipa,
Ruído Alternativo
André Beda & Carlos Montês

Mixcloud | Facebook | Instagram | DJs Ruído Alternativo | Linktree

sábado, julho 19, 2025

Podcast: Extra #14 - Brian Wilson: Surfando Na Sua Obra E Mente (19-07-2025)

Uma das mentes mais perturbadas e mais faladas do mundo da música, mas também das mais geniais, desapareceu a 11 de Junho. Brian Wilson tinha 82 anos e deixou uma obra que vai perdurar por muitos anos. Hoje, e finalmente, é tempo do Ruído Alternativo prestar-lhe a devida homenagem.

Iniciou o seu percurso no California sound e na surf music (para a qual os Beach Boys contribuiram para uma segunda vaga, onde as harmonias vocais se juntavam ao reverb das guitarras da primeira fornada deste género); mas Brian Wilson mostrou querer ser maior do que o próprio grupo que fundou com os irmãos, primos e amigos, que só falava de carros, de miúdas, da praia e do surf.

Pet Sounds (1966) foi o primeiro sinal do seu talento (numa altura em que tinha abandonado as tours para se forcar na produção), mostrando todo o potencial da utilização do estúdio como ferramenta de criação musical. Estendeu a "wall of sound" de Phil Spector, "espicaçando" ainda, com esta obra-prima, o rumo dos Beatles. O atestado do tempo viria a dar ainda mais força à criatividade deste trabalho, mas a pressão externa e imediata para igual obra ou superior fê-lo cancelar os planos para Smile, um dos discos mais míticos da indústria musical. Foram precisas quase quatro década para ver esse Smile cá fora, já em nome próprio, um disco impactante e aplaudido pela crítica que deixará para sempre a dúvida: 'Como seria o monopólio dos Beatles se Smile tivesse saído em 1967 em vez de ter saído em 2004?...'

Neste Extra faremos um curto retrato da longa carreira de Brian Wilson, sem esquecer os maiores momentos da sua obra com os Beach Boys e a solo, que foram acompanhados por um estado frágil da sua mente, algo que o atormentou durante quase toda a sua vida... E não, não nos esquecemos de alguns tesouros escondidos do seu catálogo.


sábado, julho 05, 2025

Podcast: Extra #13 - Entre O Céu E O Inferno - Onde Param Os Sabbath? (05-07-2025)

Se estão a ler estas linhas no sábado dia 5 de Julho de 2025, fiquem a saber que é hoje! A grande festa de despedida dos palcos de Ozzy Osborne e, consequentemente, dos Black Sabbath, acontece onde tudo começou há mais de 50 anos: Birmingham.

Uma banda que deu tanto há música não podia caber em si própria: em algum momento todos os membros originais do grupo, à excepção de Tony Iommi, saíram e foram espalhar o seu talento para outras paragens. Este Extra parte exactamente desta permissa: fomos à procura das bandas que já não nos lembrávamos, dos feats. mais e menos óbvios e construímos uma amostra do universo onde navegaram ao longo dos anos os quatro membros originais dos Black Sabbath.