domingo, abril 26, 2015

Antevisão/Destaques: Programa 234


Mês de Abril, mês de revolução. Nirvana e Sonic Youth fizeram-nas à sua medida e têm discos para ouvir este Domingo Ruído Alternativo para ouvir a partir das 22h, na Tejo FM!

---

(1989) Nirvana - Bleach

Já tudo foi dito sobre eles, mas todos os anos há sempre nova matéria que aprofunda ainda mais o conhecimento sobre os Nirvana, uma das últimas grandes bandas a que o mundo assistiu. Este ano há um novo documentário para assistir (Kurt Cobain: Montage Of Heck) que é novidade por ser o primeiro autorizado sobre Kurt Cobain e por incluir, para além da produção da filha do malogrado cantor, um olhar sobre o íntimo de Cobain, em vez de olhar para o que este fez em cima dos palcos e à frente das televisões. Tudo deve-se a "Smell Like Teen Spirit" incluída no disco de nome Nevermind. No entanto, nem sempre e dado o devido destaque ao que veio antes (e mesmo ao vindouro). Nesta emissão focamo-nos num lançamento da pré-explosão do grunge, a estreia dos Nirvana com Bleach em 1989 e tentamos perceber a história a que conduziu a este primeiro capítulo do trio de Seattle. Uma história repleta de bateristas e com a vontade de querer ver a sua música cá fora por parte de Kurt: primeiro insiste em ter um projecto com Kris Novoselic e depois procura criar um LP em vez de um EP, como sugerido primeiramente pela SubPop. A verdade é que o conseguiu e a sua visão muito própria, misturando o punk, o noise e a pop com o metal (já feito por Melvins, Mudhoney ou Soundgarden) consegue a suficiente atenção para que dois anos depois fosse tempo de revolucionar o mundo. Este é o disco da versão eléctrica de "About A Girl" (sobre a namorada de então de Cobain, Tracy Marander - música que em acústico consegue rivalizar com o sucesso de "Smells Like..."), de "Love Buzz" (original dos holandeses Shocking Blue - primeiro sintoma de uma série de versões a bandas favoritas de Cobain que aconteceriam ao longo da carreira dos Nirvana) e ainda de "Negative Creep" (considerada por muitos a música mais grunge do movimento grunge). A revolução estava a dois passos de Bleach.
Carlos Montês



(1985) Sonic Youth - Bad Moon Rising

Na segunda hora entramos de cabeça no segundo disco dos Sonic Youth, Bad Moon Rising de 1985. Idealizado por Thurston Moore e Lee Ranaldo para ser tocado ao vivo, anulando os tempos mortos em que um dos guitarristas afina o seu instrumento enquanto o outro toca um riff que faz de ponte para o próximo tema, este disco resulta em 38 minutos de música quase contínua. Focando líricamente os temas da "América obscura", que incluem referências ao satanismo e Charles Manson, Bad Moon Rising traz ainda "Death Valley '69" - single em colaboração com Lydia Lunch que era, até à data, o tema mais convencional dos Sonic Youth. Este viria a apontar o caminho a seguir, explorando o lado mais melódico das canções sem deixar de lado o noise, algo que resultaria em "Teen Age Riot" - single de 1988 e o primeiro sucesso radiofónico da banda. Reeditado neste mês de Abril, Bad Moon Rising surge de novo nas lojas de discos, depois de no ano passado o mesmo ter acontecido com Daydream Nation (1988), sendo que estão ainda previstas as reedições de Confusion Is Sex (1983). EVOL (1986) e Sister (1987). Ou seja, todos os álbuns pré-Geffen dos Sonic Youth. Mesmo sem se juntarem desde 2011, continuam a surgir muitas novidades para os fãs do grupo: para além desta série de reedições, também recentemente foi lançada a auto-biografia de Kim Gordon Girl In A Band, onde surgem mais pormenores sobre o fim do casamento com Thurston Moore e do afastamento dos membros da banda.
André Beda
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder amanhã à noiteA partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para o Ribatejo ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

Colecção RA: Nirvana - "Bleach" (1989) & Sonic Youth - "Bad Moon Rising" (1985)

Um dia depois da revolução, o Ruído Alternativo fecha esta mês de Abril com dois discos de duas bandas que revolucionaram o mundo rock. Colecção RA, este Domingo, dia 26 de Abril, com os discos dos Bleach (1989) dos Nirvana e Bad Moon Rising (1985) dos Sonic Youth.


---

Só em 1991 é que se tornariam na última grande banda do século XX. Uma revolução que trouxe para o mundo da música todo o underground para os escaparates (mainstream). Porém, e em semana de exibição do novo documentário sobre Kurt Cobain, vamos ao capítulo anterior: até à estreia da banda de grunge. Os dados estavam lançados, e após uma rodagem de bateristas, o grupo pega nas referências Mudhoney e Melvins, no punk, uns toques de Black Sabbath e uns pós de Beatles e soltam Bleach. Um disco com pouca expressão de popularidade mas bem recebido na altura. Um disco que se tornou ainda maior depois da mega-explosão mundial com Nevermind, o seu segundo disco de originais de 1991. Neste fim-de-semana começaram as exibições de Kurt Cobain: Montage Of Heck em Portugal, o primeiro documentário autorizado sobre a estrela de rock; um retrato sobre o íntimo de um dos mais criativos músicos que a música já conheceu, com acesso a parte importante do espólio do cantor, guitarrista e líder dos Nirvana. Pretexto para iniciar uma viagem até ao começo da carreira do grupo que marcou Seattle e o mundo, do princípio até a este Bleach para escutar amanhã na íntegra no Ruído Alternativo.



Figuras de proa da cena No-Wave, os Sonic Youth nem sempre tiveram vida fácil entre as publicações do seu país natal. Começaram a tocar pelo menos uma vez por semana em Nova-Iorque depois de uma cobertura da NME da sua desastrosa estreia em Londres. Sentindo que a música da sua estreia Confusion Is Sex (1983) estava a ficar esgotada, surgiu então a urgência de escrever e gravar Bad Moon Rising, um disco pensado para combater os tempos mortos em cima do palco. 38 minutos de música quase continua foi o resultado e o início do caminho glorioso da banda de sempre de Thurston Moore, Kim Gordon e Lee Ranaldo, aqui ainda com Bob Bert na bateria. Bad Moon Rising, disco com 30 anos já completados, vai passar em revista no próximo Ruído Alternativo, a propósito da sua reedição no passado dia 14 de Abril. Por essa razão e também por manifestas saudades dos Sonic Youth, quando um regresso da banda parece muito improvável.


sábado, abril 18, 2015

Antevisão/Destaques: Programa 233

Mais uma emissão do Ruído Alternativo que está aí à porta!

Tudo acontece este Domingo a partir das 22h na  Tejo FM!

Na primeira hora:

Álbum em destaque, o sexto dos britânicos The Cribs, For All My Sisters, que pautará a primeira hora. Mas há ainda os novos nomes para o Paredes de Coura e para a Gala Pop Rock Anos 60 do Cartaxo (a 30 de Maio no Centro Cultural do Cartaxo). Para ouvir também, entre outros: Os Ekos, Torpe e Mark Lanegan Band.

The Cribs - For All My Sisters (2015) | Torpe
Na segunda hora:

Grande destaque para o novo álbum dos britânicos Gallows, Desolation Sounds. Para além disso, destaque para as estreias de duas bandas em Portugal e muita música nova. Podem ficar a contar com: Between The Buried And Me, Agnostic Front e Leprous.

 Between The Buried And Me | Gallows - Desolation Sounds (2015)

Tudo isto, e muito mais, a não perder amanhã à noiteA partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para o Ribatejo ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

domingo, abril 12, 2015

Antevisão/Destaques: Programa 232

Como anunciado anteriormente, a equipa do Ruído Alternativo está a promover algumas alterações ao formato das emissões regulares de actualidade rock. Neste Domingo à noite vai para o ar a primeira emissão remodelada, que vai servir de modelo para as próximas: com dois álbuns recentemente editados em grande destaque. Para conferir hoje, a partir das 22h, na Tejo FM!


Nirvana

Esta será então a primeira emissão com dois lançamentos novos em grande destaque. Na primeira parte podem contar com a nova proposta de The Jon Spencer Blues Explosion, Freedom Tower - No Wave Dance Party 2015, e na segunda hora com Crooked Doors dos Royal Thunder.

Para além dos discos em destaque, não deixamos de lado a restante actualidade do mundo do rock, com nova música e novas confirmações nos palcos nacionais. Por esta emissão vão passar nomes como ToyKurt VileNirvanaThe Atomic BitchwaxBlack Label Society,Goatsnake, e muitos mais!


Black Label Society
Tudo isto, e muito mais, a não perder hoje à noiteA partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para o Ribatejo ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

Informação: Alteração De Formato



Com o objectivo de tornar a descoberta de (novos) discos parte essencial das emissões do Ruído Alternativo, a partir de hoje, 12 de Abril de 2015, o Ruído terá um novo formato.

Centrado nos novos álbuns, as emissões regulares darão destaque a novos trabalhos - que, como já é apanágio cá no burgo, é algo pelo que batalhamos. Queremos que sejam os álbuns os protagonistas das nossas emissões - representantes da maior obra dos artistas (e bandas), para além das 'música soltas' que todos conhecemos.

Assim sendo, nos próximos programas ouvir-se-ão dois novos discos - o destaque maior das emissões futuras -, sem nunca descurar a actualidade rock, em formato de apontamentos (e com música para ouvir se se justificar), e ainda muita música nova (como sempre) e os clássicos que irão pontuar os programas.

Naturalmente, as futuras emissões do Ruído Alternativo não se basearão apenas nestas emissões regulares com dois novos discos. Tal como poderão observar na nossa agenda (na barra lateral direita deste blog), no último Domingo de cada mês há a já habitual Colecção RA para ouvir [com dois discos clássicos para ouvir na íntegra e que, por diversas razões, marcam a actualidade rock - essenciais para qualquer colecção] e teremos ainda, sensivelmente a meio de cada mês, uma emissão temática, com um tema a definir mais perto dessas mesmas emissões especiais; isto tudo com o objectivo de diversificar o Ruído Alternativo e os nossos horizontes do universo rock!

Todas estas emissões, e para uma melhor percepção das mesmas, podem ser consultadas, como já referido, na nossa agenda (na barra lateral direita deste blog). E deixamos desde já aqui o aviso: sempre que se justificar alteremos as emissões - algo que será prontamente avisado por aqui.

Sigam também o Ruído Alternativo nas redes sociais e fiquem a par de todas as novidades:
Boas audições!

A equipa,
Ruído Alternativo
ruido-alternativo@hotmail.com
André Beda e Carlos Montês

sábado, abril 04, 2015

Antevisão/Destaques: Programa 231

Como anunciado ontem, Abril arranca com uma emissão especial. Domingo à noite ouvir-se-ão temas de alguns dos discos que têm acompanhado André Beda e Carlos Montês nos últimos tempos. A partir das 22h, na Tejo FM!
.
Neutral Milk Hotel

Esta será a Emissão Especial: Em Rotação onde ouvir-se-ão bandas como Radiohead, Screaming Trees, Neutral Milk Hotel, Linda Martini, Buckethead, Helmet, e muito mais!

Durante as duas horas deste Domingo de Páscoa, esta será uma emissão especial para recordar clássicos e alguns temas que andam na cabeça dos autores do Ruído Alternativo. Uma emissão descomprometida, que marca este início de Abril das emissões para o Ruído, que ressuscita para a semana com um novo olhar para a actualidade rock!


Buckethead
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder hoje à noiteA partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para o Ribatejo ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

sexta-feira, abril 03, 2015

Emissão Especial: Em Rotação

De surpresa, o Ruído Alternativo regressa às emissões especiais já no próximo programa. Para conferir na antena da Tejo FM no próximo dia 5 de Abril.



Entramos no mês de Abril com este programa dedicado aos discos que mais têm rodado nos nossos aparelhos ultimamente. A Emissão Especial: Em Rotação vai contar com dez álbuns trazidos por Carlos Montês na primeira parte e dez por iniciativa de André Beda na segunda parte. Podem contar ainda com algum desenvolvimento e troca de ideias acerca destes 20 discos..

Uma Emissão Especial a não perder e que marca o arranque deste mês de Abril!

Domingoa partir das 22h, na Tejo FM, estão todos convidados a ouvir a Emissão Especial: Em Rotação.