sábado, outubro 25, 2014

Antevisão/Destaques: Programa 208


O Ruído Alternativo traz de novo à rádio e aos ouvintes dois discos - tesouros musicais e obras de arte para (re)descobrir. Uma emissão especial para ouvir amanhã à noite, a partir das 22h, na Tejo FM!

(1978) José Cid - 10.000 Anos Depois Entre Vénus E Marte

Começamos a primeira hora de Ruído Alternativo com a maior e mais conhecida obra no estrangeiro de José Cid, 10.000 Anos Depois Entre Vénus E Marte de 1978. Um álbum conceptual, que relata uma história de ficção científica idealizada pelo músico, considerado um dos melhores do rock progressivo mundial de sempre. Com pouca receptividade na altura da sua edição, a dois anos do 'boom do rock português' e já desfasado no tempo (se tivermos em atenção que já tinha passado o auge do género que consagrou nomes como Pink Floyd, Genesis  ou King Crimson), 10.000 Anos... só é reconhecido como uma das melhores obras do prog em meados dos anos 90 - primeiro no estrangeiro e depois dentro de portas. A Internet traz consigo uma maior força a esta obra "escondida" de Cid e atrás de si um novo fenómeno por descobrir: o lado negro do músico da Chamusca que é este ano celebrado ao vivo. Numa hora prometemos ouvir o disco, discuti-lo, falar do prog e do rock pré-"Chico Fininho" em Portugal e da carreira de Cid no rock e no psicadelismo/progressivo. Tudo numa viagem pelo espaço, algures entre Vénus e Marte. 

Carlos Montês

Para a segunda hora está reservado o segundo disco dos Black Sabbath, lançado em 1970, apenas sete meses depois da estreia homónima. Este trabalho e esta banda são unanimemente considerados os pais do heavy-metal, ao trazerem para a música popular uma linguagem mais sombria que o comum. No Ruído Alternativo vamos ainda mais longe e afirmamos, por convicção, que poucas bandas foram mais importantes do que os Sabbath no desenvolvimento dessa linguagem que é o rock. Tudo isto apesar da mágoa da banda por nunca ter tido boa imprensa nem airplay nas rádios nesta fase particular da sua carreira. Paranoid é também uma demonstração do incrível letrista que é Geezer Butler, capaz de escrever letras sobre temas obscuros, como as drogas e a magia negra, ou sobre o flagelo da Guerra do Vietname. Tudo isto num dos melhores trabalhos do quarteto formado por Tony Iommi, Geezer Butler, Ozzy Osbourne e Bill Ward.

André Beda

(1970) Black Sabbath - Paranoid
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder amanhã à noite. A partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para toda a região do Ribatejo, Grande Lisboa e Zona Oeste. Ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

quinta-feira, outubro 23, 2014

Colecção RA: José Cid - "10.000 Anos Depois Entre Vénus E Marte" (1978) & Black Sabbath - "Paranoid" (1970)

Um mês depois, estamos de regresso à rubrica Colecção RA. Este Domingo teremos os discos de José Cid e dos Black Sabbath: 10.000 Anos  Depois Entre Vénus E Marte, de 1978, e Paranoid, de 1970, respectivamente.

10.000 Anos  Depois Entre Vénus E Marte, o disco de rock progressivo por excelência de José Cid, surge nesta emissão em ano de comemoração ao vivo desta obra (considerada uma das melhores do género no mundo). Este ano, o músico da Chamusca já tocou por três vezes este disco ao vivo, após inúmeros pedidos dos fãs, e tem para breve a última data de celebração desta obra: a 15 de Novembro no Coliseu de Lisboa. Disco vindo do espaço que não nos esquecemos no Ruído.


Numa altura em que os Black Sabbath falam em digressão e disco finais, trazemos até esta nova rubrica do Ruído Alternativo Paranoid - o disco seminal lançado pelos britânicos em 1970. Oportunidade única para ouvir e discutir em antena um dos discos mais importantes da história do rock.


sábado, outubro 18, 2014

Antevisão/Destaques: Programa 207

Domingo já não é o mesmo sem mais um programa do Ruído Alternativo! A música rock que importa ouvir durante a semana tem lugar amanhã à noite, a partir das 22h, na Tejo FM!
Savanna

Esta emissão será marcada por muita nova música portuguesa, mas não nos esquecemos de olhar para o que se passa fora de Portugal, bem como das notícias que marcam a actualidade.
No Ruído fazer-se-ão ouvir: Savanna, O Abominável, Esben And The Witch, Monster Magnet, Legacy Of Cynthia e Exodus, entre outros.

Monster Magnet
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder amanhã à noiteA partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para toda a região do Ribatejo, Grande Lisboa e Zona Oeste. Ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

sábado, outubro 11, 2014

Antevisão/Destaques: Programa 206

Mais um Domingo à noite, mais uma emissão com o melhor do rock para todo o mundo. O Ruído Alternativo vai para o ar amanhã à noite, a partir das 22h, na Tejo FM!

Jaws

Para além de todas as notícias que marcam o dia-a-dia do rock, este Ruído Alternativo está cheio de muita música nova e alguns clássicos para ouvir ao longo de duas horas no final deste Domingo.

Poderão contar com muitas novidades! No que à música diz respeito, esperem por música: AnarchicksThe Smiths, Jaws, Pink FloydMoonspell e Electric Wizard, entre outras, e algumas recordações.

Electric Wizard
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder amanhã à noiteA partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para toda a região do Ribatejo, Grande Lisboa e Zona Oeste. Ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

sábado, outubro 04, 2014

Antevisão/Destaques: Programa 205

O mês de Outubro começa com um novo programa dedicado à actualidade rock! O Ruído Alternativo vai para o ar amanhã à noite, a partir das 22h, na Tejo FM!

Mark Lanegan

Para além de todas as notícias que marcam o dia-a-dia do rock, este Ruído Alternativo está cheio de muita música nova e alguns clássicos para ouvir ao longo de duas horas no final deste Domingo.
Poderão contar com muitas novidades! No que à música diz respeito, esperem por música nova de: Jibóia, Mark Lanegan, The Rural Alberta Advantage, Truckfighters, Mão  Morta e Obituary, entre outras, e algumas recordações.

Obituary
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder amanhã à noite. A partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para toda a região do Ribatejo, Grande Lisboa e Zona Oeste. Ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.